terça-feira, 22 de novembro de 2011

Vivendo Nossa História: Maria de Lourdes



Maria de Lourdes da Silva, brasileira, nascida na cidade de Bentevi, Pernambuco em 06 de abril de 1941. De origem humilde, Maria de Lourdes foi para São Paulo com os pais morar na cidade de Presidente Prudente. Aos dezoito anos casou-se e foi morar em Goierê, Estado do Paraná. Teve quatro filhos, a procura de melhoria de vida, mudou-se com a jovem família para o promissor Estado de Rondônia, indo morar numa chácara, localizada na Avenida Nova Brasilândia, em Ji-Paraná por dois anos.

Mara de Lourdes trabalhou na zona rural e mudou-se para Jaru. Já começou a trabalhar como merendeira na Escola Estadual Plácido de Castro, quando a mesma funcionou no espaço onde hoje existe a Escola Olga Dellaia. Neste local ela trabalhou por dez anos.

Naquela época havia muita dificuldade, pois Maria de Lourdes tinha cinco filhos sob sua responsabilidade. O esposo foi trabalhar na zona rural enquanto ela ficava trabalhando de merendeira. Já doente, com problemas de hipertensão e coração, as dificuldades eram tamanhas. Ela era uma pessoa alegre, batalhadora, honesta, corajosa e simples. Exerceu a função de merendeira com amor. Fazia da culinária sua porção de amor pela vida fazendo comidas para festas e eventos na cidade. Foi uma mãe exemplar transmitindo paz e alegria por onde passava. Tinha o sonho de ver os filhos formados uma vez que almejava melhores dias para todos. Maria de Lourdes faleceu em 22 de setembro de 1992 e foi homenageada com seu nome em uma das escolas da rede municipal de educação por seu trabalho, força e coragem.

A Escola Maria de Lourdes
A escola, inicialmente, recebeu o nome de Escola Municipal “Sandoval de Araújo Dantas”, em 1993, em homenagem ao primeiro Administrador de Jaru. Teve seu nome alterado em 1994, para Escola Municipal de Primeiro Grau Maria de Lourdes da Silva. E, no ano de 1999, passou a ser designada como Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes da Silva.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes da Silva está localizada à Rua Raimundo Barreto, 863, setor 07, Bairro Jardim Esperança, município de Jaru. A escola foi criada através do decreto 1.315/GP/94 de 21/03/1994, para atender crianças residentes nas proximidades da mesma. A instituição funciona nos horários matutino, vespertino e noturno com atendimento a alunos do 1.º ao 9.º Ano do Ensino Fundamental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;