terça-feira, 22 de novembro de 2011

Vivendo Nossa História: Pedro Vieira de Melo

Pedro Vieira é considerado o primeiro morador de Tarilândia

Pedro Vieira de Melo nasceu em 13 de maio de 1920 no município pernambucano de Bom Conselho. Filho de Israel Vieira de Melo e Maria Porcíria de Deus, Pedro Vieira morou em São Paulo e Mato Grosso do Sul até chegar ao Estado de Rondônia. A primeira estadia em solo rondoniense foi no município de Ji-Paraná em 1971. Em maio de 1975, almejando novos horizontes, Pedro Vieira decide que o hoje distrito de Tarilândia seria o local onde fixaria residência com a família, sendo considerado como o primeiro morador da localidade.

A chegada à Tarilândia em plenos anos 70 não seria das mais fáceis. Mas Pedro Vieira não chegou ao local “com a cara e a coragem”. Ele tinha objetivos claros e gostaria de conseguir um pedaço de terra para viver com a família. Naquela época existiam apenas “marcações” (pequenos lotes cuja medição era feita apenas pelos primeiros moradores) e seringal. Para se chegar ao destino imaginado era preciso se aventurar em picadas feitas no meio da mata e, acima de tudo, coragem, muita coragem, para que os objetivos fossem alcançados. “Desistir” foi uma palavra que jamais passou pela cabeça do pioneiro Pedro Vieira de Melo e em virtude disso obteve sucesso em tudo o que havia idealizado.

Durante os primeiros anos de residência em Tarilândia, Pedro Vieira foi agricultor e, dentre outras funções, fez da seringa uma importante fonte de renda para a família. Nesse período, o cultivo dessa planta para obtenção da matéria-prima da borracha era uma das formas mais viáveis de se conseguir dinheiro, pois ainda não havia tantas opções como existem na atualidade. Pedro Vieira de Melo se casou com Maria de Freitas Melo e dessa união nasceram 13 filhos. Atualmente somente dez estão vivos e apenas um deles – Claudionor Vieira de Melo – reside no distrito de Tarilândia.

Claudionor Vieira de Melo destaca várias qualidades do patriarca da família. Segundo ele, Pedro Vieira de Melo era uma pessoa alegre, hospitaleira e sempre gostava de auxiliar as pessoas que porventura necessitassem de algum tipo de ajuda. Pedro Vieira é visto por todos os integrantes da família e por boa parte da população de Tarilândia que teve contato com ele como uma pessoa íntegra e de conduta exemplar, além de ser um dos principais desbravadores do distrito. Ele faleceu em 05 de outubro de 1985 e em menos de um ano depois, foi homenageado com o nome da maior escola pública existente em Tarilândia.

A Escola Pedro Vieira de Melo

  A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Vieira de Melo está situada no distrito de Tarilândia e se localiza à Rua Leomar José Baratela s/nº, esquina com a rua José Moret. Ela foi criada sob o decreto Lei de nº 2986 de 21 de julho de 1986. O primeiro prédio da escola foi construído em um formato de um grande tapiri (algo parecido com uma palhoça indígena). O trabalho contou com a colaboração dos pais e professores e a partir de então a instituição passou a funcionar com as três séries iniciais do Ensino Fundamental, uma escola multisseriada. Naquela época o quadro de pessoal docente era formado apenas por três professores: Geraldo Bianchim, Luiz Alves de Meiras e Valmor Machado de Souza.

          Em 1983, chegou o professor Rubens Machado de Melo, que deu continuidade ao ensino Fundamental da 4ª série. Devido ao crescimento da população, foi necessário mais professores para atuar na educação dos alunos.  A professora Geiza da Silva Pereira passou a atuar em uma turma de 4ª série e assim iniciou-se a documentação da Escola. No de 1988 a professora Geiza da Silva Pereira foi nomeada a função de diretora interina da escola por um ano, deu continuidade, abrindo uma turma de 5ª série ministrando as aulas de Educação Religiosa e Ciências. Outros professores também fizeram parte desse novo quadro: Aparecida Fátima Rosa, Longarine e Rosiane. Dando continuidade aos níveis e modalidades de Ensino, no ano de 1998 foi implantado o Ensino Médio.

De acordo com a direção, a Escola Pedro Vieira de Melo tem grande importância para a comunidade do distrito de Tarilândia, pois é a única existente no local que oferece o Ensino Médio. O estabelecimento de ensino tem como objetivo primordial transmitir conhecimentos, especialmente aos jovens, além de  desenvolver a personalidade individual e estimular a sociabilidade. A escola busca também ministrar uma educação de maneira regular, sistemática  e intencional, em constante parceria com outras instituições como a família e a igreja.

 “A missão de nossa escola é contribuir para a melhoria das condições educacionais
da população, visando assegurar uma educação de qualidade aos seus alunos num ambiente
criativo, inovador e de respeito ao próximo, desenvolvendo habilidades e competências para reestruturar a aprendizagem dos alunos, no crescente desejo de crescimento nas relações interiores e exteriores”, revela a direção.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;