domingo, 24 de setembro de 2023

Escolas Municipais de Jaru: Maria de Lourdes da Silva

 

Maria de Lourdes da Silva, brasileira, nascida na cidade de Bentevi (Pernambuco), em 06 de abril de 1941. De origem humilde, Maria de Lourdes foi para São Paulo com os pais morar na cidade de Presidente Prudente. Aos dezoito anos casou-se e foi morar em Goierê, Estado do Paraná. Teve quatro filhos, a procura de melhoria de vida, mudou-se com a jovem família para o promissor Estado de Rondônia, indo morar em uma chácara, localizada à Avenida Nova Brasilândia, em Ji-Paraná por dois anos.

Mara de Lourdes trabalhou na zona rural e mudou-se para Jaru. Já começou a trabalhar como merendeira na Escola Estadual Plácido de Castro, quando a mesma funcionou no espaço onde hoje existe a Escola Olga Dellaia. Neste local ela desempenhou as suas atividades laborais por dez anos.

Naquela época havia muita dificuldade, pois Maria de Lourdes tinha cinco filhos sob sua responsabilidade. O esposo foi trabalhar na zona rural enquanto ela permaneceu em sua função de merendeira na parte urbana do município. Já doente, com problemas de hipertensão e coração, as dificuldades eram tamanhas. Ela era uma pessoa alegre, batalhadora, honesta, corajosa e simples. Exerceu a função de merendeira com amor. Fazia da culinária sua porção de amor pela vida preparando comidas para festas e eventos na cidade. Foi uma mãe exemplar transmitindo paz e alegria por onde passava. Tinha o sonho de ver os filhos formados uma vez que almejava melhores dias para todos. Maria de Lourdes faleceu em 22 de setembro de 1992 e foi homenageada com seu nome em uma das escolas da rede municipal de ensino por seu trabalho, força e coragem.

 A Escola Maria de Lourdes

A escola Maria de Lourdes da Silva inicialmente recebeu o nome de Escola Municipal “Sandoval de Araújo Dantas”, em 1993, em homenagem ao primeiro administrador do distrito de Jaru. Teve seu nome alterado em 1994, para Escola Municipal de 1º Grau Maria de Lourdes da Silva. E, no ano de 1999, passou a ser designada como Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes da Silva.

Foto registrada em 14/02/2006 por Elias Gonçalves

O estabelecimento de ensino está localizado à Rua Raimundo Barreto nº 863, Bairro Jardim Esperança (Setor 07), em Jaru. A escola foi criada através do decreto 1.315/GP/94, de 21 de março de 1994 para atender crianças residentes nas proximidades da mesma. A instituição funciona nos horários matutino e vespertino.

Foto registrada em 02/02/2020 por Elias Gonçalves


Em 2023 a escola Maria de Lourdes é a única unidade escolar do bairro a oferecer o ensino fundamental I (1º ao 5º ano) à comunidade escolar. A instituição apresenta uma boa estrutura com salas de aula climatizadas, dependências administrativas, um auditório que atende à demanda esperada, entre outras instalações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolas de Jaru: EFA Dom Antônio Possamai

Dom Antônio Possamai (Foto: www.iper-amazônia.com.br)        A  Escola Família Agrícola Dom Antônio Posssamai  tem  esse nome em homenagem a...