quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Vivendo Nossa História - A Série

Esta obra é um projeto pessoal do autor que foi publicado nos sites jaruenses Anoticiamais e Jaru 190 em duas etapas com o título Vivendo Nossa História. A primeira delas abordou a história das personalidades que deram origem às escolas estaduais de Jaru tendo a sua publicação em ordem alfabética no período de 25 de abril de 2011 a 10 de maio do mesmo ano totalizando doze reportagens. A segunda parte, obedecendo aos mesmos critérios, aconteceu de 30 de maio a 30 de junho de 2011 e narrou a história de vinte e quatro instituições da Rede Municipal de Ensino e dos três primeiros administradores de Jaru: Sandoval de Araújo Dantas, Sebastião Mesquita e Raimundo Nonato da Silva, último administrador e primeiro prefeito do município de Jaru.

O desafio para se obter as informações necessárias foi enorme, pois nem sempre as fontes eram confiáveis. Visando utilizar apenas dados oficiais, priorizei as informações fornecidas por familiares, uma vez que o objetivo era destacar os fatos mais importantes das pessoas que foram homenageadas com o nome de uma escola. Sabe-se que as ações feitas em vida por tais personalidades tiveram certa importância, mas, em muitos anos, nem a própria escola ou os alunos sabiam algo a mais da biografia do cidadão ou cidadã que recebeu a homenagem. Foram meses de pesquisas, coleta de dados, checagem de informações, elaboração de reportagens, para, finalmente, chegar ao material propriamente dito.

A ideia de se fazer um material que contasse a história das escolas de públicas de Jaru foi discutida com pessoas próximas. Algumas incentivaram. Outras acharam que seria quase impossível reunir as informações necessárias para uma reportagem completa sobre o assunto, pois era preciso sair do óbvio, ou seja, o que muita gente já tinha conhecimento. Dificuldades existentes em todas as coisas que precisam ser realizadas, mas, diante de algo considerado tão importante era preciso ir adiante e elaborar as principais perguntas da pauta. 

Depois de trinta e nove reportagens contando a biografia de pessoas que foram importantes para o município, estado ou país, decidi encerrar a série compartilhando a minha história. A autobiografia revelou as coisas mais importantes que aconteceram comigo em pouco mais de 32 anos, vividos com momentos de alegria, tristeza, dúvida... Mas acima de tudo com fé e perseverança.

Quero agradecer primeiramente a Deus e às pessoas que contribuíram de forma direta ou indireta na elaboração da Série “Vivendo Nossa História” que foi um sucesso durante a sua publicação em dois sites de Jaru. As reportagens repercutiram em emissoras de rádio locais e receberam inúmeros elogios de internautas e ouvintes. Compartilho essa felicidade com você caro leitor e que os assuntos aqui abordados sirvam de incentivos para a prática de exemplos construtivos em todos os segmentos sociais. Boa leitura a todos.

A série passou a ser republicada de 30 de janeiro a 16 de abril  de 2012 nos mesmos veículos de comunicação abordando ainda a biografia de todos os prefeitos e de algumas personalidades.


PARA MAIS DETALHES ADQUIRA OS LIVROS ABAIXO:
ENTRE EM CONTATO COM O AUTOR:
FACEBOOK: 
E-MAIL: eliasgpereira@uol.com.br 


PEREIRA, Elias Gonçalves. Vivendo Nossa História. Jaru, RO. 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolas de Jaru: EFA Dom Antônio Possamai

Dom Antônio Possamai (Foto: www.iper-amazônia.com.br)        A  Escola Família Agrícola Dom Antônio Posssamai  tem  esse nome em homenagem a...