quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Vivendo Nossa História: Dayse Mara de Oliveira Martins


     Dayse Mara de Oliveira Martins nasceu em Ibicaraí (BA) no dia 29 de junho de 1963, local onde viveu até a sua adolescência. Ela foi a terceira filha do casal Rubens Martins dos Santos e Maria Ofélia Morais de Oliveira Martins que possuíram ao todo sete filhos. Estudou no Centro Educacional de Ibicaraí desde o primário até a metade do 3.º Ano Magistério e em seguida veio para Jaru juntamente com a família em 01 de junho de 1982.

Ao chegar ao município de Jaru, Dayse Mara concluiu o 3.º Ano do Segundo Grau (hoje conhecido como Ensino Médio) na Escola Capitão Sílvio de Farias e em seguida foi contratada para lecionar na Escola Olga Dellaia. Segundo depoimentos de familiares, onde Dayse estava não tinha tristeza, pois ela brincava com todos à sua volta, o bom humor reinava a todo o momento. Os alunos das turmas em que lecionava eram apaixonados por ela e sempre lhe davam presentes, numa demonstração de afeto, amizade e carinho. “Ela era linda e maravilhosa, uma pessoa do bem”, relatou ao autor a irmã de Dayse Mara, Alessandra de Oliveira Martins.

Dayse Mara de Oliveira Martins não teve tempo suficiente para demonstrar todo o seu potencial. Um trágico acidente ocorrido em 01 de junho de 1984 ceifou a sua vida. Foi um momento muito triste, uma perda irreparável para a educação jaruense. Os poucos anos em que viveu em Jaru foram suficientes para que o seu legado ficasse na memória de muita gente que a conheceu pessoalmente e que declara a importância da mesma na construção de um mundo melhor.

A Escola Dayse Mara

Em virtude da morte de uma pessoa tão importante para a sociedade que vivia no município na primeira metade da década de 1980, o prefeito Leomar José Baretela homenageou-a colocando o nome dela em uma escola recém-construída em Jaru. Estava escolhido o nome do mais novo estabelecimento de ensino: Dayse Mara de Oliveira Martins.

A Escola Dayse Mara de Oliveira Martins iniciou o seu funcionamento ano de 1986, sob o Decreto de Criação n.º 2986 de 21/07/1986. A primeira diretora da instituição foi a professora Rejane Góes de Siqueira tendo como vice-diretora Suzana Inocente Domingos e secretária Lígia de Fátima Bezerra Schaider. Com o passar dos anos, a escola cresceu de uma forma extraordinária e hoje figura como uma das maiores escolas de Jaru tanto em número de alunos quanto na qualidade do ensino.

A instituição foi uma das que mais cresceram no município de Jaru e ao longo de seus 25 anos de existência tem formado inúmeros alunos do 1.º Ano do Ensino Fundamental ao 3.º Ano do Ensino Médio. A escola possui em seu corpo docente funcionários devidamente compromissados com o ensino e funciona nos horários matutino, vespertino e noturno. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;