quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Escolas de Jaru: Dayse Mara de Oliveira Martins

  Dayse Mara de Oliveira Martins nasceu em Ibicaraí (BA) no dia 29 de junho de 1963, local onde viveu até a sua adolescência. Ela foi a terceira filha do casal Rubens Martins dos Santos e Maria Ofélia Morais de Oliveira Martins que possuíram ao todo sete filhos. Estudou no Centro Educacional de Ibicaraí desde o primário até a metade do 3.º Ano Magistério e em seguida veio para Jaru juntamente com a família em 01 de junho de 1982.

Ao chegar ao município de Jaru, Dayse Mara concluiu o 3.º Ano do Segundo Grau (hoje conhecido como Ensino Médio) na escola Capitão Sílvio de Farias e em seguida foi contratada para lecionar na Escola Olga Dellaia. Segundo depoimentos de familiares, onde Dayse estava não tinha tristeza, pois ela brincava com todos à sua volta, o bom humor reinava a todo o momento. Os alunos das turmas em que lecionava eram apaixonados por ela e sempre lhe davam presentes, numa demonstração de afeto, amizade e carinho. “Ela era linda e maravilhosa, uma pessoa do bem”, relata a irmã Alessandra de Oliveira Martins ao escritor Elias Gonçalves.

Dayse Mara de Oliveira Martins não teve tempo suficiente para demonstrar todo o seu potencial. Um trágico acidente ocorrido em 01 de junho de 1984 ceifou a sua vida. Foi um momento muito triste, uma perda irreparável para a educação jaruense. Os poucos anos em que viveu em Jaru foram suficientes para que o seu legado ficasse na memória de muita gente que a conheceu pessoalmente e que declara a importância da mesma na construção de um mundo melhor.

 A Escola Dayse Mara  

Decreto que retificou a denominação da escola 
Dayse Mara (Foto: Governo de Rondônia)
Em virtude da morte de uma pessoa tão importante para a sociedade que vivia no município na primeira metade da década de 1980, o prefeito Leomar José Baretela homenageou-a colocando o nome dela em uma escola recém-construída em Jaru. Estava escolhido o nome do mais novo estabelecimento de ensino: Dayse Mara de Oliveira Martins.

A Escola Dayse Mara de Oliveira Martins iniciou o seu funcionamento ano de 1986, sob o Decreto de Criação n.º 2986 de 21 de julho de 1986. A primeira diretora da instituição foi a professora Rejane Góes de Siqueira tendo como vice-diretora Suzana Inocente Domingos e secretária, Lígia de Fátima Bezerra Schaider. Com o passar dos anos, a escola cresceu de uma forma extraordinária e hoje figura como uma das maiores escolas de Jaru tanto em número de alunos quanto na qualidade do ensino.

A instituição foi uma das que mais cresceram no município de Jaru e ao longo de seus mais de 30 anos de existência conseguiu formar inúmeros alunos da educação básica. Em 2020, a escola conta somente com o ensino fundamental II (6º ao 9º ano) e ensino médio regular (1º ao 3º ano) e funciona nos períodos matutino e vespertino. 

Frente da escola Dayse Mara em 31 de janeiro de 2020 (Foto: Elias Gonçalves)

O Decreto 2986, de 21 de junho de 1986, criou diversas
em  Rondônia, entre elas a Dayse Mara, em Jaru
(Foto: Governo de Rondônia)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolas de Jaru: EFA Dom Antônio Possamai

Dom Antônio Possamai (Foto: www.iper-amazônia.com.br)        A  Escola Família Agrícola Dom Antônio Posssamai  tem  esse nome em homenagem a...