terça-feira, 22 de novembro de 2011

Escolas de Jaru: Olga Dellaia

Olga Dellaia exerceu um papel fundamental na
educação (Fonte: Acervo da escola Olga Dellaia)
Olga Dellaia de Souza (1941-1982), nasceu em 22 de setembro de 1941 no distrito de Córrego do Onze em Nova Venécia (ES). Filha de Ricardo Dellaia e Marcela Pereira de Jesus, Olga iniciou suas atividades profissionais no ano de 1956 como professora em uma escola existente no município onde nasceu. Ela se casou em 22 de abril de 1962 com Nilton Menezes de Souza. Dessa união nasceram três filhos: Maria Glória de Souza, Flório Menezes de Souza e Maria Aparecida de Souza, todos felizes e honrados em virtude da educação dada pela matriarca Olga Dellaia.

A vinda de Olga Dellaia para Rondônia ocorreu em 04 de março de 1970 quando o hoje estado ainda se chamava Território Federal de Rondônia. Inicialmente, Olga residiu em Vila de Rondônia (atualmente Ji-Paraná) e um ano depois (1971), mudou-se para Ouro Preto do Oeste. Em 1973, Olga Dellaia chegou a Jaru e atuou na área da educação até o ano de 1979, desenvolvendo com maestria a profissão de educadora, a qual havia escolhido para desenvolver a sua missão terrena.

 O início profissional de Olga Dellaia em Jaru foi na Escola Rural Inaldo Seabra de Noronha, que à época era localizada às margens da BR 364, Km 04, onde, inclusive, ajudou a fundar a instituição. Tempos depois, ela foi transferida para uma instituição que existia no Km 04 da Linha 605, onde encerrou as suas atividades como professora. “Olga era espontânea e sempre quis ser professora”, revela uma de suas filhas, Maria Aparecida de Souza.

Em 1979, após deixar de atuar no campo da educação, Olga Dellaia resolve investir na área alimentícia e abre um restaurante às margens da BR 364. Porém, em 1980, o inesperado aconteceu. Ela foi acometida por um câncer uterino e mesmo recebendo os cuidados médicos, veio a falecer em 25 de junho de 1982, deixando saudades e ótimas recordações em todos os lugares por onde passou. Dois anos após a sua morte, Olga Dellaia recebeu como homenagem o seu nome em uma importante escola de Jaru e que será tratada a seguir.

A escola Olga Dellaia

Decreto nº 2579, de 31 de janeiro de 1985
cria e escola Olga Dellaia em Jaru
(Fonte: Governo de Rondônia)

A Escola Estadual Olga Dellaia foi criada por meio do Decreto n.º 2579, datado de 25 de janeiro de 1985. Porém, a autorização de funcionamento ocorreu somente em 30 de outubro de 1991, segundo o Processo 284/CEE/RO e o Parecer 136/CEE/RO. Inicialmente a instituição teve em sua nomenclatura como escola de 1.° Grau, porém, em 04 de março de 1998, foi denominada como Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Olga Dellaia, naturalmente como uma forma de atualização sobre o novo vocábulo adotado pela educação em todo o Brasil.

A procura por vagas na instituição sempre foi grande, seja pela localização centralizada ou pela qualidade do ensino, em muitas vezes causando superlotação nas salas de aula. O estabelecimento de ensino se localiza à Avenida Padre Adolpho Rohl próximo à agências bancárias e à Associação Comercial e Industrial de Jaru. A escola funciona nos períodos matutino, vespertino e noturno. Em 2024, o horário noturno atende às turmas do Ensino Médio Regular. 

Governador Confúcio Moura, familiares da professora Olga e demais autoridades na
reinauguração da escola em 2017 (Foto: Elias Gonçalves)

Em 30 de junho de 2017, após uma grande expectativa por parte da comunidade escolar, aconteceu a reinauguração das novas instalações da escola em um novo prédio totalmente ampliado com novas repartições, entre elas uma quadra poliesportiva coberta para atender as necessidades do estabelecimento de ensino. Várias autoridades políticas municipais e estaduais marcaram presença no evento, além de familiares da saudosa professora Olga Dellaia, profissional que denomina a instituição. Na ocasião, os parentes receberam a devida homenagem e ficaram lisonjeados com o tratamento concedido, além de recordarem juntamente com os demais presentes, o legado deixado por Olga Dellaia (1941-1982) e a bela história construída ao longo de sua trajetória terrena.

Frente da escola Olga Dellaia momentos antes da reinauguração ocorrida em 30
 de junho de 2017 (Foto: Elias Gonçalves)

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolas de Jaru: EFA Dom Antônio Possamai

Dom Antônio Possamai (Foto: www.iper-amazônia.com.br)        A  Escola Família Agrícola Dom Antônio Posssamai  tem  esse nome em homenagem a...