sábado, 14 de abril de 2012

Prefeitos de Jaru: Stella Mari

Stella Mari foi prefeita de Jaru por aproximadamente seis meses
(Foto: Flávio Afonso)

Stella Mari Martoni nasceu no dia 19 de agosto de 1969 em Jacarezinho, município do interior paranaense. Filha de José Martoni Netto e Miriam Figueiredo Martoni, Stella morou em Londrina e em outras cidades do Paraná, até se mudar para Ouro Preto do Oeste (RO) em 1995.

A vinda de Stella Mari para Jaru ocorreu no ano de 1998. Pouco depois ela já estava lecionando nas redes pública e particular do município, ofício que acredita desenvolver com maestria. Stella se considera uma pessoa extrovertida, simpática e coragem para vencer os desafios da vida diária.   Durante as horas vagas prefere ler para estar “sintonizada” com tudo o que acontece ao seu redor, além de obter os conhecimentos necessários no campo profissional.

Stella Mari é formada em Ciências Biológicas, ou Biologia, como é conhecido o curso atualmente. Os vários anos de experiência acabaram lhe credenciando para a vida política. Em 2004, Stella foi escolhida pelo Partido Progressista (PP), sigla partidária a qual estava filiada para ser a candidata na eleição municipal daquele ano. Na ocasião, o partido se coligou com o Partido Social Democrático Brasileiro (PSDB) que tinha como candidato o então vereador Ulisses Borges de Oliveira. Após reuniões com os líderes dos partidos envolvidos, decidiu-se que Stella seria candidato a vice-prefeita na chapa de Ulisses Borges que contava à época com uma expressiva aceitação popular.

Ex-prefeita Stella Mari (Foto: Flávio Afonso) 
Stella Mari e Ulisses Borges disputaram a Eleição Municipal de 2004 concorrendo com outros dois candidatos: José Amauri dos Santos (PMDB) que buscava a reeleição e Severino Dias da Silva (PT). A eleição apontou o seguinte resultado: Amauri obteve 13.625 votos (47,849% dos votos válidos); Ulisses Borges 12.129 (42,595%) e Severino Dias 2.721 (9,556%). O resultado das urnas definiu Amauri dos Santos como prefeito reeleito, mas o processo eleitoral daquele pleito não terminou no primeiro domingo do mês de outubro, data estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a eleição.

Após a eleição surgiram denúncias em que o então prefeito José Amauri dos Santos figurava como acusado de suposta compra de compras. A Justiça analisou o caso e decidiu no dia 10 de outubro de 2005 afastar Amauri da Prefeitura para que ele se defendesse das acusações fora do cargo. Após o afastamento de Amauri, juntamente com o vereador Ivo Lima que estava passando pela mesma situação, o vice-presidente da Câmara, Agnaldo da Silva Lenque, o Agnaldão, assume a função de prefeito por alguns dias até que houvesse uma decisão judicial mais consistente. Clique aqui e veja a explicação do ex-prefeito Amauri para o caso. 

Ulisses Borges e Stella assumiram a prefeitura no dia 04 de novembro de 2005, mas naquela época ainda havia a possibilidade do prefeito afastado retornar ao cargo, pois o processo ainda não havia sido julgado em última instância. A saída de Amauri da prefeitura foi precedida por um período jamais visto em duas décadas e meia de história que o município tinha de emancipação. Nos onze meses posteriores houve dez trocas de prefeito, ou seja, praticamente um prefeito por mês. Em 23 de maio de 2006, Stella Mari foi “Prefeita por um Dia”, pois Ulisses foi afastado do cargo em virtude de algumas acusações que, ao ser entrevistado, negou todas elas. Em junho de 2008 (faltando seis meses para conclusão do mandato), Stella assume a função de prefeita de Jaru, acaba com a turbulência política em que a cidade atravessava e conclui o mandato em 31 de dezembro daquele ano.

A administração da prefeita Stella Mari trouxe algumas conquistas para os cidadãos jaruenses. Ela relata o pagamento dos servidores municipais dentro do mês trabalhado, recuperação de aproximadamente quinze quilômetros de asfalto, o fim da inadimplência municipal, etc. Além disso, conforme detalhou, a instalação dos três primeiros semáforos existentes em Jaru foi feita por sua administração, deixando o município com o trânsito mais organizado, colocando-o no rol das grandes cidades do Estado de Rondônia.

Outras conquistas citadas por Stella Mari se referem à efetivação do Plano de Carreira dos servidores públicos municipais que, embora estivesse sancionado pela administração anterior, não havia saído do papel. Stella diz ainda ter deixado vários convênios assinados para realização de asfalto em algumas ruas de Jaru e dos distritos de Bom Jesus e Tarilândia.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolas de Jaru: EFA Dom Antônio Possamai

Dom Antônio Possamai (Foto: www.iper-amazônia.com.br)        A  Escola Família Agrícola Dom Antônio Posssamai  tem  esse nome em homenagem a...