domingo, 20 de abril de 2025

História da Expojaru - Exposição Agropecuária de Jaru

 Anteriormente o evento foi chamado de Agrishow e Agroshow

Agrishow

Cartaz da Agrishow 2006

A realização do evento agropecuário Agrishow tem as suas raízes na Cooperativa Agrorural de Jaru – Cooaja – entidade organizada inicialmente em uma reunião realizada no dia 20 de fevereiro de 2005 na residência do pecuarista Tomaz Guilherme Correia, situada no Km 04 da Linha 628, em Jaru.

Segundo consta, mais de 280 pessoas marcaram presença no encontro que serviu de base para a fundação da Cooaja e, em um único dia, houve a filiação de 131 cooperados. Porém, os acontecimentos relacionados ao assunto já haviam transcorrido bem antes, uma vez que o terreno da associação localizado às margens da BR-364 com a Linha 623 (RO-463) já havia sido adquirido, além do projeto arquitetônico de todo o parque de exposições que estava pronto para ser colocado em prática. A agilidade das ações que culminariam com a realização de um evento que marcaria positivamente a história jaruense no que se refere ao homem do campo só foi possível devido ao fato de os idealizadores da Cooaja estarem unidos em prol de um único objetivo. É aquela história de que “a união faz a força”, algo visto, não muitas vezes em Jaru, com resultados tangíveis e imediatos.

Agrishow 2007

Inicialmente foi montada uma diretoria provisória visando organizar os documentos da associação, fazer os registros legais e, após esses procedimentos, convocar eleições, além de realizar o evento que marcaria historicamente o início das atividades. O evento inaugural que não fora contabilizado de forma oficial aconteceu em maio de 2005 e contou com a presença da Banda Tradição, grupo musical conhecido em todo o país. A primeira Mesa Diretora, responsável pela organização dessa festa e de outras que a sucederam pelos anos seguintes foi homologada por aclamação em março de 2005 na residência do senhor Tomaz Correia com a composição de 33 membros. Na presidência foram empossados Lúcio Antônio Mosquini e Flávio Anastácio Correia (presidente e vice-presidente, respectivamente), porém a diretoria estava formada ainda pelo Conselho Fiscal e, junto com os demais membros, administram a entidade. Até o ano de 2020, a Cooaja contou com três nomes no cargo de presidente: Lúcio Mosquini (2005-2010), Inaldo Pedro Alves (2010-211) e Sandro Ramos dos Santos que iniciou o seu mandato em 2012 e estava no comando da associação no ano de 2020. 

Agrishow 2009
A primeira festa que entrou na contagem oficial foi realizada de 14 a 18 de junho de 2006 e contou com grandes nomes da música, além de outras atrações que agradaram ao público do campo e da cidade. Uma grande carreata foi realizada pelas principais ruas do município no dia de abertura do evento que contou com o show da então dupla gospel Rayssa & Ravel. O público que aprecia a música secular não ficou órfão de ouvir canções que marcaram época, já que a presença do dueto Teodoro & Sampaio no dia 15 de junho bateu recorde de público e repercussão, por se tratar de cantores com expressão nacional. A banda baiana Cheiro de Amor também foi uma das atrações da festa e levantou o público no dia 17, movimentando assim a primeira edição do evento. “Não poupamos esforços para garantir momentos de descontração e alegria ao nosso público”, disse à época o então presidente Lúcio Mosquini.

Tatersal da Cooaja

Com uma agenda bem diversificada em suas atrações, a equipe responsável pela Cooaja procurou desde o início agradar a um público bem abrangente. O segundo ano de realização da Agrishow aconteceu de 27 de junho a 1º de julho de 2007 e seguiu o padrão adotado na primeira edição e trouxe a Jaru a cantora evangélica Fernanda Brum para fazer a abertura da segunda edição da festa agropecuária. A cantora Cátia Guimma se apresentou no dia 29 e a dupla Rick & Renner encantou o público no último dia do mês de junho daquele ano. Ainda sobre a programação relacionada a festa de 2007, em 16 de junho foi realizado o Baile da Rainha, consagrando assim a figura feminina na Cooaja. Outro fato marcante ocorrido em 2007 diz respeito ao Leilão Direito de Viver ocorrido pela primeira vez em Jaru naquele ano e que pela dimensão alcançada, repercutiu positivamente em todo o Estado e com isso houve um vertiginoso crescimento nos donativos alcançados em prol do tratamento de câncer.

Os eventos de 2008 e 2009 seguiram a mesma trajetória dos anteriores. Em 2008, a III Agrishow ocorreu de 25 a 29 de junho e teve, entre outras atrações, os shows de André Valadão (gospel) no dia de abertura da programação, Tchê Garotos (dia 27) e a Banda KLB, formada pelos irmãos Kiko, Leandro e Bruno no dia 28 de junho. Em 2009, a IV Agrishow aconteceu de 24 a 28 de junho e oportunizou ao público que aprecia a música gospel conhecer um dos grandes nomes do segmento em nível nacional, o cantor Kleber Lucas. A inesquecível canção “Deus cuida de mim” e outros louvores da coletânea musical do artista contagiou a todos que marcaram presença. Duas duplas seculares participaram da festa: César & Paulinho (em 25/06) e João Neto & Frederico no dia 27.

Agrishow 2011

As edições de 2010 e 2011 foram as duas últimas a ser realizadas no primeiro semestre. Em 2010, a V Agrishow aconteceu de 23 a 27 de junho e contou com a cantora evangélica Eyshila na abertura. O dia 25 do mês e ano citados se tornou histórico com a participação do cantor Michel Teló que havia saído da banda Tradição e continua fazendo sucesso de forma solo. Ainda em 2010, o cantor Amado Batista pisou em solo jaruense em um evento agropecuário pela segunda vez e apresentou vários de seus sucessos. A VI Agrishow realizada em 2011 teve as suas atrações de 22 a 26 de junho e contou pela primeira vez com uma atração voltada especificamente para os católicos no dia 23 de junho, véspera do feriado de São João Batista, padroeiro local para os seguidores da igreja Católica. A presença do grupo musical Cantores de Deus fez do show um momento de devoção e demonstração de fé. Ainda naquela edição estiveram presentes as duplas Rio Negro & Solimões e Zé Henrique e Gabriel. Além do cardápio musical, os organizadores sempre investiram em rodeios profissionais, sorteio de prêmios e os tradicionais leilões de gado com transmissões pelo Canal do Boi que veio a Jaru em pelo menos duas edições especialmente para tal finalidade. A banda jaruense Swing & Country também esteve presente na festa de 2011 e teve a oportunidade de encantar muita gente que marcou presença no parque da Cooaja.

Agrishow 2012

Aguardada com muita expectativa, a sétima Agrishow continuou sendo uma marca de sucesso e aconteceu de 28 de agosto a 02 de setembro. Em 2012 foi possível acompanhar três duplas sertanejas que estavam fazendo sucesso em todo o país: Marcos e Belutti (29/08), Cleber & Cauan (31/08) e João Carreiro & Capataz no dia 1º de setembro. O segmento gospel foi representado pela cantora Nívea Soares fazendo a abertura da festa, como tradicionalmente acontecia nos eventos organizados pela Cooaja. Em 2013, a 8ª Agrishow foi realizada de 27 de agosto a 1º de setembro tendo a realização da cavalgada três dias antes do início das festividades. O dueto católico Rinaldo & Samuel se apresentou no dia 27, a dupla paranaense João Márcio & Fabiano (28/08) e para “fechar com chave de ouro” o duo Gino & Gino fez um grande show no último dia da programação de 2013.

Agrishow 2014

Em termos musicais, a 9ª Agrishow realizada de 03 a 07 de setembro de 2014 representa o evento com a presença de um dos maiores fenômenos da música secular naquele momento. A noite do dia 03 de setembro foi pequena para o show que o cantor Gusttavo Lima fez pela primeira vez em Jaru. A dupla Ouro Preto & Boiadeiro se apresentou no dia 06 de setembro em uma edição marcada pela grandiosidade de todas as atrações, entre elas, a cavalgada do dia 30 de agosto. Além de shows, leilões, bingos e palestras voltadas ao trabalho desenvolvido pelo homem do campo. O ano de 2014 foi o único que não contou com uma atração exclusivamente do meio religioso, mas no ano seguinte haveria uma grata surpresa.

 Mudança no nome de um evento já consagrado

Agroshow 2015

 O público já havia assimilado a importância da Agrishow em Jaru e região e a festa já fazia parte do calendário de atividades anuais no município. Entretanto, desde o ano de 2015 foi necessário fazer uma mudança na nomenclatura do evento. O motivo foi a existência de uma atração com o mesmo nome em Ribeirão Preto (SP) onde se denomina como “Agrishow” uma feira internacional de tecnologia agrícola ocorrida pela primeira vez em 1994. Os responsáveis pela feira paulista não permitiram a utilização do nome “Agrishow”, fato que acabou provocando mudanças também no vizinho município de Ouro Preto do Oeste que teve de substituir a expressão “Agrishow Norte” por Expo Show Norte em 2017. Assim sendo, os responsáveis pela AgroJaru decidiram que a partir de 2015 o evento se chamaria Agroshow, substituindo dessa forma a letra “i” pela vogal “o”, mas mantendo as principais características das atrações já realizadas nas dependências da Cooaja.

A festa de 2015 deu continuidade à contagem das edições anteriores e foi denominada como “Agroshow – 10ª Exposição Agropecuária de Jaru” e voltou a ser realizada novamente no primeiro semestre do ano. O evento aconteceu de 03 a 07 de junho e, como já era de se esperar, foi um sucesso de público. O cantor Léo Magalhães fez o show de abertura no dia 03 e na noite seguinte foi a vez do então fenômeno da música rondoniense que fazia “estourado” em nível nacional, Leo Nascimento cantar junto com o público que compareceu ao parque de exposições da Cooaja.

A primeira sexta-feira do sexto mês em 2015 foi inesquecível para a população da região pertencente à igreja Católica, pois na noite do dia 05 de junho o padre Alessandro Campos esteve em Jaru e fez um show avaliado como algo singular. Considerado por muitos como um padre sertanejo, o religioso havia lançado o CD “O que é que eu sou sem Jesus?” em 2014 e a canção-título da obra fonográfica estava no auge do sucesso. A dupla Cleber & Cauan que veio pela primeira vez em Jaru no ano de 2012, esteve novamente no município e cantou vários de seus sucessos no dia 06 de junho, o penúltimo dia do evento.

Leilão Direito de Viver realizado em 2019

Em 2016, 2017 e 2018, a AgroJaru, associação que representa a Cooaja não realizou nenhuma edição da festa agropecuária que se tornou tradição no município. Mas o tatersal da entidade foi palco de outras atividades do gênero, tais como palestras, encontros acompanhados de uma boa música de viola, os leilões Direito de Viver do então Hospital de Câncer de Barretos e, posteriormente, Hospital de Amor Amazônia, além de atividades do mesmo segmento organizadas pela APAE e também pela Comunidade São João Batista, com o apoio irrestrito de todos os membros que compõem a diretoria da Cooaja.

As dez edições realizadas sob organização específica da Cooaja representaram um marco em toda a região. Atrações nacionais estiveram presentes e muitas decisões tomadas denotam que a união dos organizadores e a confiança de parceiros fortes, além da sociedade, são questões imprescindíveis para o sucesso de uma atração que possui uma grandiosidade e dimensão econômica muito abrangente. Ressalta-se ainda que cantores locais fizeram pré-shows e apresentações específicas em todas as edições, valorizando assim músicos jaruenses, sem se esquecer de um nome de peso em todo o território nacional. As bandas Flash Music e Swing & Country estiveram em diversas oportunidades na Cooaja, além do Ministério Marcados da igreja Batista Nacional e outros grupos musicais contendo integrantes de diversos segmentos no âmbito municipal, o que, em conjunto com outras ações, movimentou o agronegócio regional.

 Expojaru

Cartaz da Expojaru 2019

 A interrupção das atividades relacionadas à principal festa agropecuária por três anos consecutivos fez muita gente sentir saudade de um evento do gênero e, com isso, a palavra parceria, algo importante em muitas questões essenciais da vida fez ressurgir uma atração voltada ao setor rural, mas essencial para empresas públicas e privadas e a sociedade de uma forma geral, ávida pelas novidades que acompanham o segmento.

Atrações da Expojaru 2019

O retorno das atividades só foi possível em virtude de um trabalho cooperativo realizado entre a Cooaja e a Associação Comercial e Industrial de Jaru (ACIJ), entidade idealizada em uma reunião ocorrida no dia 25 de abril de 1984 e que representa legalmente o setor empresarial do município de Jaru. A primeira edição dessa parceria recebeu o nome Expojaru e numericamente deu sequência às edições já realizadas nas dependências da Cooperativa Agrorural de Jaru – AgroJaru. Sendo assim, em 2019, foi realizada a 11ª Exposição Agropecuária de Jaru. A solenidade de lançamento do evento ocorreu no dia 10 de maio de 2019 em uma cerimônia realizada no auditório da ACIJ.

A Expojaru 2019 foi realizada de 08 a 11 de agosto e fez com que o local voltasse a ser palco de grandes atrações. A principal atração musical do primeiro dia festa foi a dupla Fernando & Sorocaba em uma quinta-feira que praticamente “parou” a cidade. Dois dias depois foi a vez do cantor Zé Felipe, filho do sertanejo Leonardo, adentrar o local para fazer um show que entraria para a história jaruense.  O evento contou com uma megaestrutura e continuou sendo uma referência. A tradicional cavalgada foi realizada no dia 03 de agosto e o encerramento aconteceu na chácara do Esquadrão do Barro com um show realizado pelo dueto Glauber & Gleydson, oriundo de Ariquemes (RO), município localizado à 90 quilômetros de Jaru. Além do espaço principal dos shows, houve um palco alternativo onde as bandas jaruenses Flash Music – se apresentou em 08 de agosto – e Los Arcanjos – dia 10 do mesmo mês – considerando assim os talentos locais, além da dupla que esteve presente na cavalgada que cantou no dia 09 de agosto.
Expojaru 2024

Uma questão a ser observada diz respeito à segurança da Expojaru durante os dias de sua realizada. A Polícia Militar utilizou monitoramento móvel com o uso de câmera modernas, além da presença física de policiais em pontos estratégicos. A própria organização também realizou atos similares visando garantir o aparato necessário para possibilitar uma maior tranquilidade para expositores e o público que fosse adentrar as instalações do parque.

Em 2020, 2021, 2022 e 2023 não houve uma feira propriamente dita, mas o parque da Cooaja foi palco de outras atrações. A 12ª Expojaru foi realizada em 2024 uma vasta programação. (Link da Página da Expojaru 2025 no Facebook). 

domingo, 13 de abril de 2025

História da Expoaja: Exposição Agropecuária de Jaru

Bandeira da Expoaja criada por Marlene Loira
 A antiga Exposição Agropecuária de Jaru – Expoaja – foi criada no dia 18 de julho de 1985 e seu primeiro presidente foi o pecuarista Francisnaldo Bezerra. Inicialmente, o Parque de Exposições contou com um alqueire de terra doado pelo senhor Deusdeste, pioneiro de Jaru, que chegou ao lugar em 1976. Em seguida, a Associação dos Criadores de Jaru (ACJ) comprou alguns terrenos ao lado do parque e ampliou o seu tamanho para três alqueires. Os sócios do parque de exposição construíram ainda estábulos para bovinos, stands, escritório, estacionamentos, palco para shows, arena para rodeio, pista de vaquejada, entre outras instalações consideradas necessárias para o pleno funcionamento do evento que, por muitos anos, foi um dos mais tradicionais do ramo em Jaru.

Parte do palco da 2ª Expoaja

Diversas pessoas do município de Jaru ligadas ao setor comerciário ou agrícola fizeram parte da Expoaja ocupando algum tipo de cargo ou como sócio do parque.  As festas eram realizadas anualmente, geralmente no mês de agosto e duravam nove dias.

A existência da extinta Expoaja contou com a participação de dezenas de pessoas. Francisnaldo Bezerra, um dos sócio-fundadores da entidade declarou em entrevista ao escritor Elias Gonçalves que a iniciativa de se realizar um evento agropecuário de tamanha grandeza contou com a participação de muitos jaruenses, entre eles, o saudoso José Amábile (Saravá), Sebastião Antônio Pinto (Tião da Bianca), Francisco Alves de Assis (Chico Capixaba), Airam Fernandes Lage (Dr. Airam), Dito Barlatti, sendo esse último o doador de todo o material que serviu para a construção do 1º pavilhão da Expoaja, além de ceder um trator para a limpeza da área que seria construída o Parque Integração. Outro nome que também marcou a Exposição Agropecuária de Jaru é o de Marlene Martins, a Marlene Loira, responsável pela criação da bandeira do mais longevo evento do setor agropecuário do município até o ano de 2025.

Cartaz da 19ª Expoaja

Francisnaldo Bezerra concedeu uma longa entrevista ao escritor Elias Gonçalves no ano de 2015, onde relembrou com emoção os primeiros passos que foram dados para que toda a estrutura do parque entrasse em funcionamento. O nome Parque Integração, segundo relatou, foi devido ao fato de além dos associados, outros segmentos da sociedade organizada também auxiliaram na construção da obra, tais como comerciantes, empresários, etc.

O Parque Integração passou a adotar o nome Parque de Exposição Governador Jerônimo Santana no mandato do segundo presidente da Expoaja, Geraldo de Souza Lima (Banco do Brasil). Francisnaldo explicou que foi uma decisão da maioria dos membros que faziam parte da diretoria da Expoaja, mas a alteração só valeu por um mandato. Uma reunião feita posteriormente garantiu que a antiga nomenclatura voltasse a ser adotada.

Inauguração do 1º escritório da Expoaja

A Exposição Agropecuária de Jaru chegou a receber cantores consagrados no âmbito nacional. Contudo, o cantor Élcio Neves Borges, o inesquecível Barrerito, bateu recorde de presença na Expoaja. Artistas como Vanderley Cardoso, Gino e Geno, Amado Batista, entre muitos outros, também brilharam em alguma edição da festa.

O sucesso de público em nove dias de festa tinha uma razão específica. Segundo João Mesquita, presidente à época da XII Expoaja (1997), a programação de cada ano elaborada com antecedência, o que garantia aos organizadores pensar em cada detalhe.  “Eram três dias de portões abertos com diversas atrações e só havia cobrança nos fins de semana”, disse ao ser entrevistado. “A casa estava sempre cheia e sempre trazíamos artistas do momento”, ressaltou.

Empresa Valmaq expondo na 1ª Expoaja

A programação da XIV Expoaja realizada de 07 a 15 de agosto de 1999 revela que naquele ano a festa contou com atrações nacionais e regionais, durante todos os dias do evento, mobilizando milhares de pessoas ao parque, desde expositores, comerciantes e o público que compareceu ao local para prestigiar a Exposição Agropecuária do município.

O primeiro presidente da Expoaja, Francisnaldo Bezerra faleceu em 08 de junho de 2019, aos 66 anos, vítima de infarto. Pioneiro jaruense, deixou um grande legado em várias áreas e foi uma grande perca para todos os munícipes.

Convite da 10ª Expoaja

Em termos históricos, a Expoaja é considerada o mais longevo evento agropecuário e com maior durabilidade de cada edição já realizado em Jaru até a década de 2020, uma vez que durava oito dias consecutivos. A última edição da festa ocorreu em 2005 sob a organização do jornalista José Élcio Moreira e, assim como as anteriores, foi um sucesso de público. A programação aconteceu no – hoje extinto – Parque de Exposições Jerônimo Santana. O local que foi palco de grandes eventos voltados ao homem do campo, posteriormente passou a abrigar as instalações do Instituto Federal de Rondônia – IFRO – mas, historicamente, possui uma grande representatividade, especialmente para aqueles que outrora vivenciaram o que ali aconteceu desde a década de 1980 até o início dos anos 2000. Um dos motivos para a descontinuidade da Expoaja foi a realização anual de uma programação similar e com forte apoio de empresários e políticos em nível estadual, além da presença de artistas de renome nacional, o que contribuiu para o esvaziamento e divisão de público entre o tradicional e o que era novidade para a sociedade como um todo.

Leia uma entrevista de Francisnaldo Bezerra a um blog de notícias:

Disponível em: https://upanema.blogspot.com/2008/03/entrevista-com-com-francinaldo-bezerra.html

Cavalgada da Expoaja

Registro da 9ª Expoaja


História da Expojaru - Exposição Agropecuária de Jaru

  Anteriormente o evento foi chamado de Agrishow e Agroshow Agrishow Cartaz da Agrishow 2006 A realização do evento agropecuário Agrishow te...