sábado, 14 de abril de 2012

Prefeitos de Jaru - Sidney Guerra

Guerra foi o segundo prefeito eleito em Jaru
(Foto: Acervo da Família)
Sidney Rodrigues Guerra (1943-2003) nasceu em 24 de julho de 1943 em Caculé no interior do Estado da Bahia. Filho de Silviano Rodrigues de Almeida e Sebastiana Guerra de Almeida, ele morou em Londrina (PR), antes de chegar ao então distrito de Jaru em março de 1979.

Familiares de Sidney Guerra falaram ao escritor Elias Gonçalves quem ele foi ao longo de sua vida. “Guerra foi um homem voltado para o povo. Antes de ser político, ele era comerciante no ramo de cereais e estava sempre pronto para ajudar o parceleiro (homem do campo) a vencer suas dificuldades. Como político, sempre procurou trazer benefício para a cidade de Jaru. Em uma palavra, ele era um homem bom”, relatou Silviano Rodrigues Guerra, irmão de Sidney Guerra.

Sidney Guerra casou-se pela primeira vez em 1968 e ficou viúvo quatro anos depois. Em 1974, Guerra contraiu matrimonio com Marilene Souza Guerra. Dessa união, nasceram quatro filhos. Guerra estudou apenas até a 3.ª Série do Ensino Fundamental, mas isso não o impediu de exercer com maestria o seu dom nato de ajudar as pessoas e se envolver de corpo e alma na política jaruense e do Estado de Rondônia. 

Página 01 do Decreto de Intervenção em Jaru
(Fonte: Governo de Rondônia)
A primeira vez que Sidney Guerra apareceu no cenário político de Rondônia foi como candidato a prefeito de Jaru na primeira eleição que houve no município em 15 de novembro de 1982. Guerra concorreu com outros cinco candidatos, sendo dois deles do próprio partido: o PMDB. Na ocasião, obteve 3.230 votos (teoricamente seria o primeiro colocado), mas acabou ficando em terceiro lugar, pois por força de legenda, o candidato Leomar José Baratella foi declarado pela Justiça Eleitoral como eleito para o cargo. A soma de votos dos três candidatos a prefeito pelo PMDB foi de 4.700 votos, enquanto os dois postulantes ao cargo pelo PDS [Francisnaldo Bezerra e Leomar Baratella] obtiveram 5.085 votos, uma diferença de apenas 385 votos.

Sidney Guerra foi eleito como deputado estadual na eleição de 15 de novembro de 1986 com 5051 votos, quantidade que lhe garantiu o oitavo lugar no pleito. Entre 1987-1988 foi presidente da Assembleia Legislativa. Como deputado, foi decisivo na vinda de vários benefícios para Jaru, dentre eles, a ampliação da rede elétrica, algo tão necessário para acompanhar o crescimento do município.

Guerra concorreu pela segunda vez ao cargo de prefeito de Jaru na eleição que ocorreu no dia 16 de abril de 1989, conforme o artigo 1.º da Lei n.º 7.770 de 22 de dezembro de 1988, emitida pelo Presidente da República José Sarney. O mesmo artigo dessa lei determinou que a posse dos prefeitos eleitos ocorresse em 1.º de junho de 1989. Quando Guerra assumiu o cargo de prefeito, o espaço territorial jaruense era bem mais extenso, tendo em vista que os municípios de Theobroma e Governador Jorge Teixeira ainda não haviam sido criados e os referidos locais dependiam administrativamente de Jaru.

Página 02 do Decreto de Intervenção
(Fonte: Governo de Rondônia)

Durante o período em que esteve à frente do Executivo Municipal, Sidney Guerra fez várias obras de interesse da população. Dentre elas estão a construção de duas creches, asfalto, legalização de áreas da Prefeitura, abertura de linhas vicinais e o primeiro concurso público da história de Jaru. O trabalho feito por Guerra não foi suficiente para mantê-lo no cargo até o fim de seu mandato.  Em 25 de junho de 1991, o então governador do Estado assinou o Decreto nº 5146, onde nomeava o senhor Antônio Luiz Campanari como interventor em Jaru pelo período de 240 dias, visando, segundo o decreto, restabelecer a ordem e a moralidade administrativa.

 O motivo alegado pelo governo da época seria em virtude de denúncias de supostas irregularidades cometidas pelo prefeito, mas conforme relatos do período, a população não aceitou de bom grado a atitude do governo do estado, considerando-a como um retrocesso ao processo democrático que há poucos anos havia sido conquistado depois um longo período de ditadura brasileira.

Guerra não concordou com as atitudes do Governo do Estado e, como forma de protesto, acabou renunciando ao cargo. Após terminar o período de intervenção, o vice-prefeito eleito em sua chapa, Wilson Cardoso, assumiu a prefeitura de Jaru e concluiu o mandato até a eleição municipal de 1992, quando foi eleito para o cargo o dentista Ruy Zimmer (PT).

Sidney Guerra faleceu em 28 de outubro de 2003, vítima de infarto.

   



2 comentários:

  1. Respostas
    1. Com certeza está incompleto. Seria impossível contar toda a história neste espaço, uma vez que muitas pessoas ouvidas se negaram a prestar qualquer informação relevante.

      Excluir

Escolas de Jaru: EFA Dom Antônio Possamai

Dom Antônio Possamai (Foto: www.iper-amazônia.com.br)        A  Escola Família Agrícola Dom Antônio Posssamai  tem  esse nome em homenagem a...