sábado, 14 de abril de 2012

Vivendo Nossa História - Prefeitos de Jaru: Ruy Zimmer

Ruy Luiz Zimmer nasceu em 06 de maio de 1955 no município de Santa Rosa (RS). Filho de Dealmo Zimmer e Irma Zimmer, Ruy Zimmer viveu a infância e a adolescência no município de Planalto (PR). Em 1972, Zimmer retorna para o Rio Grande do Sul e presta o Serviço Militar no Quinto Comando Aéreo até 1974. No ano de 1977, Ruy migra para a região norte e fixa residência em Manaus. Zimmer morou na capital amazonense por cerca de cinco anos e em abril de 1982 chega ao recém-criado município de Jaru. Ele se casou em 1982 com Filomena Pantoja, poucos meses após chegar à cidade de Jaru. Dessa união nasceram dois filhos: Janaína e Ruy Junior e ambos residem em Porto Velho.



Zimmer relatou ao autor que o perímetro urbano jaruense era muito pequeno e não havia sequer calçamento nas ruas. Além disso, a energia elétrica era fornecida somente por seis horas diárias. “Jaru era um município sem a devida infra-estrutura, porém a população era entusiasmada e confiante no futuro”, relatou o ex-prefeito. A primeira vez que Ruy Zimmer disputou uma eleição em Jaru foi no ano de 1990 concorrendo ao cargo de deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Naquele pleito, Ruy obteve 2716 votos e foi o candidato mais votado do município. Contudo, a votação não foi suficiente para garantir ao município um representante em Brasília, mas reforçou o seu nome para uma futura disputa eleitoral.



A entrevista exclusiva que Zimmer concedeu ao autor revelou que as principais virtudes dele se referem à coragem para trabalhar e disposição para vencer os desafios que a vida impõe ao ser humano. Zimmer diz que nas horas vagas prefere um lazer em meio a um ambiente com a natureza preservada, o consumo sustentável, defendo assim a tese de que é preciso agir pensando nas conseqüências das ações para o meio ambiente.



Ruy Zimmer se formou em Odontologia pela Fundação Universidade do Amazonas (FUA). Ele exerceu a profissão por vários anos e em 1992 foi escolhido como candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores (PT), agremiação política a qual pertencia. Na ocasião Zimmer foi eleito 5879 votos na eleição ocorrida no dia 15 de novembro daquele ano. A posse do prefeito eleito aconteceu em 1.º de janeiro de 1993, com grandes expectativas por parte da população, pois em virtude de divergências políticas, o município havia saído de uma intervenção há menos de um ano.



O ex-prefeito Ruy Luiz Zimmer relatou algumas das principais obras de sua administração, segundo ele, sempre voltada para o bem-estar dos mais necessitados. Dentre as ações citadas estão as seguintes: atuação firme nas creches e no 1.º Grau (hoje conhecido como Ensino Fundamental), construção de pontes e bueiros na área rural, doação do terreno para a implantação da Junta do Trabalho, instalação do Lar do Idoso, doação de um espaço onde seria construído o ginásio de esportes, dentre outras ações. De acordo com Ruy Zimmer a área da saúde e assistência social também receberam atenção da prefeitura durante todo o tempo em que foi responsável por administrar Jaru. Outras ações desenvolvidas por Ruy Zimmer são a construção do Mercado Municipal (barracão que hoje existe ao lado da Rodoviária dos Colonos) e um convênio firmado com a Universidade Federal de Rondônia (Unir) para a capacitação de professores.



Ruy Luiz Zimmer se define como um ser humano que luta em benefício da família e da vida. Após concluir o mandato de prefeito em 1996, Ruy Zimmer optou por voltar a atuar na profissão de dentista, área em que é formado. Desde então, ele é somente um eleitor que exerce a sua cidadania nas urnas escolhendo os seus candidatos, mas sem se envolver de forma direta com o pleito eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;