sábado, 14 de abril de 2012

Prefeitos de Jaru: Ruy Zimmer

Ruy Luiz Zimmer (1955-2023), nasceu em 06 de maio de 1955 no município de Santa Rosa (RS). Filho de Dealmo Zimmer e Irma Zimmer, Ruy Zimmer viveu a infância e a adolescência no município de Planalto (PR). Em 1972, Zimmer retorna para o Rio Grande do Sul e presta o Serviço Militar no Quinto Comando Aéreo até 1974. No ano de 1977, Ruy migra para a região norte e fixa residência em Manaus. Zimmer morou na capital amazonense por cerca de cinco anos e em abril de 1982 chega ao recém-criado município de Jaru. Ele se casou em 1982 com Filomena Pantoja, poucos meses após chegar à cidade de Jaru. Dessa união nasceram dois filhos: Janaína e Ruy Junior.

Zimmer relatou ao escritor Elias Gonçalves que na época de sua gestão (1993-1996), o perímetro urbano jaruense era muito pequeno e não havia sequer calçamento nas ruas. Além disso, a energia elétrica era fornecida somente por seis horas diárias. “Jaru era um município sem a devida infraestrutura, porém a população era entusiasmada e confiante no futuro”, relatou o ex-prefeito.

Durante a entrevista exclusiva que Zimmer concedeu ao escritor Elias Gonçalves no ano de 2006, por ocasião da produção do livro “Vivendo Nossa História, o ex-prefeito revelou que as principais virtudes dele se referem à coragem para trabalhar e disposição para vencer os desafios que a vida impõe ao ser humano. Zimmer diz que nas horas vagas prefere um lazer em meio a um ambiente com a natureza preservada, o consumo sustentável, ou seja, é preciso agir pensando nas consequências das ações para o meio ambiente.

Prefeito Ruy Zimmer concede entrevista na inauguração do segundo escritório da Associação dos Criadores de Jaru na Expoaja (Foto: Acervo Pessoal de Francisnaldo Bezerra)

  Ex-prefeito Ruy Zimmer (Foto: Elias Gonçalves)
Ruy Zimmer se formou em Odontologia pela Universidade do Amazonas. Ele exerceu a profissão por vários anos e em 1992 foi escolhido como candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores (PT), agremiação política a qual pertencia. Na ocasião Zimmer foi eleito 5879 votos na eleição ocorrida no dia 15 de novembro daquele ano. A posse do prefeito eleito aconteceu em 1.º de janeiro de 1993, com grandes expectativas por parte da população, pois em virtude de divergências políticas, o município havia saído de uma intervenção há menos de um ano.

O ex-prefeito Ruy Luiz Zimmer relatou algumas das principais obras de sua administração, segundo ele, sempre voltada para o bem-estar dos mais necessitados. Dentre as ações citadas estão as seguintes: atuação firme nas creches e no 1.º Grau (hoje conhecido como Ensino Fundamental), atuação com firmeza na construção de pontes e bueiros na área rural. De acordo com Ruy Zimmer a área da saúde e assistência social também receberam atenção da prefeitura durante todo o tempo em que foi responsável por administrar Jaru.

Durante a gestão do então prefeito Ruy Zimmer, problemas políticos envolvendo o prefeito, seu vice Marcos Chiovetti e a Câmara Municipal de Jaru fizeram com que o município passasse por uma grande turbulência política, onde Ruy foi afastado várias vezes suspeito de cometer irregularidades. Houve casos, por exemplo, em que a Câmara Municipal em ato liderado pela presidência do poder legislativo, afastou o prefeito pela manhã e à tarde (ou no dia seguinte), mas a Justiça determinou o seu retorno, por entender que não havia razões para retirá-lo do cargo. Historicamente foi o município que acabou perdendo, devido a situações criadas por pessoas que exerciam cargos constitucionalmente legais. Com isso, a gestão municipal passou por momentos críticos, e, evidentemente, poderia ter crescido mais durante o quadriênio 1993-1996. 

Ruy Luiz Zimmer se definiu em vida como um ser humano que procurava lutar em benefício da família e da vida. Após concluir o mandato para qual foi eleito, Zimmer preferiu se ausentar totalmente da vida política e nunca mais quis disputar nenhum cargo público. Ele faleceu em 29 de setembro de 2023, aos 68 anos, em Porto Velho, local em que escolheu para viver os seus últimos anos de vida.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolas de Jaru: EFA Dom Antônio Possamai

Dom Antônio Possamai (Foto: www.iper-amazônia.com.br)        A  Escola Família Agrícola Dom Antônio Posssamai  tem  esse nome em homenagem a...