O CEEJA já capacitou várias pessoas através dos Exames
Profissionalizantes em nível de Ensino Fundamental e Médio como Administração,
Técnico em Enfermagem, Transações Imobiliárias, Eletro-Mecânica, Contabilidade,
Patologia Clínica e Auxiliar de Enfermagem. Na
área da Educação vários professores se formaram no Magistério através dos
Cursos Profissionalizantes oferecidos pelo Ceeja sendo: Logos II, Projeto Fênix
e Proformação. Atualmente o CEEJA
oferece Seriado Semestral do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental, Curso Modular
do 5º ao 8º ano e Ensino Médio, além de Exames de Suplência (Provão) do 1º ao 8º ano do
Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Prédio do CEEJA do município no dia 29 de fevereiro de 2020 (Foto: Elias Gonçalves) |
O estabelecimento de ensino entende que a educação é um direito de todos. Diante disso, em 2004, houve a implantação de um Projeto Social “Promoção da vida e Reconstrução de Valores Humanos a partir da Educação” que veio contemplar as pessoas que são privadas de liberdade, para freqüentar uma escola regular, oportunizando o ensino àqueles cidadãos que anseiam ampliar seus horizontes dando continuidade aos seus estudos, sem contar que este Projeto prima pela contribuição à ressocialização destes indivíduos. Atualmente a escola reconhece a expansão do projeto com o nome Educação Prisional, não somente no Ceeja de Jaru, mas em todos os Ceejas do Estado, com apoio da Secretaria de Estado de Educação em parceria com o Poder Judiciário e Casa de Detenção, prevendo o disposto na LDB nos artigos 37 e 38 que é característica desta modalidade: o respeito ao ritmo de aprendizagem aos interesses, às condições de vida e de trabalho tendo em vista a idade e a experiência de cada um.
A Educação de Jovens e Adultos é sem dúvida um desafio para a educação brasileira,
pois ela representa a possibilidade de um reparo social. Diante disso a
existência da mesma deve ser concretizada com condições especiais, que sem
sombra de dúvidas está interligada por princípios de atendimento diferenciado,
que possibilite ao indivíduo Jovem e Adulto descobrir seu potencial,
desenvolver suas habilidades, confirmar competências e demonstrar os
conhecimentos adquiridos na educação informal ao longo da sua vida.
O período colonial já mostrava a ideia de educação de jovens e adultos, uma vez que os jesuítas visavam desempenhar o papel de catequização dos povos indígenas, objetivando também torná-los dóceis para exploração de mão de obra. Com a vinda da família real para o Brasil surge também, a necessidade de formar pessoas para servir aos interesses da coroa, daí surge necessidade de expandir a em vários setores, no entanto só passou de fatos a haver necessidade social de expansão do conhecimento a partir de 1854, com o surgimento da primeira escola noturna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário