sábado, 29 de junho de 2024

Escolas de Jaru: Escola Adventista

Frente da escola Adventista de Jaru em 29 de junho de 2024 (Foto: Elias Gonçalves)


 A história da Escola Adventista em Jaru começou no ano 2000 com a participação de diversas pessoas que foram decisivas na implantação da instituição no município. Israel da Silva Mariano, Sérgio Lafuente e Liberato, além da professora Viviane Oliveira de Araújo – que, em 2024, trabalha na escola desde a fundação – estão entre as pessoas que influenciaram para que se tornasse realidade a presença do estabelecimento de ensino na cidade.

Frente da escola Adventista em 13 de abril de 2013
Foto: Elias Gonçalves

Entretanto, o funcionamento da escola no endereço onde a mesma está localizada – Rua Plácido de Castro, esquina com a Paraná – teve também a participação decisiva de Daniel da Silva Graça, então vereador pelo PDT, eleito em 1996 com 321 votos. À época da implantação, no ano 2000, Daniel da Graça foi um dos mentores do projeto que culminou com a doação de parte do terreno que antes pertencia à escola Plácido de Castro para a implantação da escola Adventista. O então parlamentar fez uma indicação ao Executivo Municipal que providenciou os trâmites necessários junto ao Governo do Estado. Vale ressaltar que antes de funcionar no local citado, a instituição chegou a realizar algumas atividades em um prédio localizado à Avenida Tiradentes (próximo à Dom Pedro I), mas foi por pouco tempo.

Parte interna do terreno onde a escola foi construída antes
de concluir as instalações (Foto: Arquivo Escola Adventista)

A escola Adventista de Jaru atende ao ensino infantil (Creche e Pré-Escolar I e II) e aos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Sua fundação ocorreu no ano 2000 e o reconhecimento como estabelecimento educacional foi concretizado dois anos depois.  O padrão de ensino é reconhecido por sua excelência, sendo fundamentado em princípios bíblicos-cristãos. Conforme consta em sua didática, o estabelecimento de ensino enfatiza o processo educativo de forma integral e incentiva a interação entre a teoria e a prática, o pensar e o fazer, a razão e a emoção, o individual e o coletivo, a causa e o efeito, além de entender que tanto os educadores como os educandos podem ensinar e aprender.

Foto antiga que registra uma turma na
frente da escola (Foto: Arquivo Escola Adventista)

Presente em mais de 165 países, a instituição é representada por 8.539 instituições da educação infantil ao ensino superior, com aproximadamente 107 mil professores comprometidos na formação de aproximadamente dois milhões de alunos. Dentre estes países, está o Brasil, que tem aproximadamente 512 unidades, com 225 mil alunos em todas as regiões do Brasil. 

Em Rondônia, a escola Adventista conta, no ano de 2024, com 08 unidades em sete municípios, sendo: 01 em Vilhena, 02 em Ji-Paraná, 01 em Ouro Preto do Oeste, 01 em Ariquemes, 01 em Mirante da Serra, 01 em Porto Velho e 01 em Jaru.

A primeira escola da Igreja Adventista do 7º Dia (IASD) foi organizada em 1872, em Battle Creek, Michigan (Estados Unidos) e foi denominada como Battle Creek College – Colégio de Battle Creek, em tradução livre. A fundação aconteceu graças ao empenho dos pioneiros da igreja Adventista, ou seja, a escola não tem um dono, mas uma organização. John e Augusta Boehm foram os primeiros pioneiros da instituição, que desde o século XIX vem contribuindo com a formação de inúmeros alunos e também professores já que atua em diversas áreas do campo educacional.

A jornada construída pela igreja Adventista, que inclui a implantação de milhares de escolas pelo mundo afora, se transformou em uma produção cinematográfica que recebeu o nome “Como Tudo Começou”. Confira o filme abaixo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitos de Jaru: João Gonçalves

João Gonçalves prefeito de Jaru de 2017 a 2024 (Foto: Assessoria) João Gonçalves da Silva Junior nasceu em 19 de setembro de 1992, no municí...