Criado como Núcleo Urbano de Apoio Rural pelo Governo, o povoado de Santa Cruz inicialmente era o ponto final da Linha 630. O local e nome do NUAR que deveria ser criado foram decididos através de uma votação feita entre os moradores das Linhas 627, 628, 630, 632 e 634, regiões que seriam abrangidas pelo Núcleo que, como o próprio nome indica, tinha como objetivo melhorar a vida dos colonos. Aproximadamente vinte pessoas de cada linha votaram e a opção pelo nome Santa Cruz da Serra veio devido às elevações geográficas da localidade.
Marcas do Passado: o antigo posto de telefone traz um importante registro da história local |
O Artigo 5º da Lei Municipal 747/GP/2004, de 29 de junho de 2004, definiu a área geográfica do distrito de Santa Cruz da Serra como o ponto inicial sendo na foz do Rio São Domingos no Rio Jaru. Do ponto inicial sobe o Rio São Domingos até a foz do Rio Branco. Logo após, sobe o Rio Branco até o limite municipal entre Jaru e Ouro Preto D’ Oeste (reta que parte das coordenadas 581076E e 8841809N até as coordenadas 552170E e 8816242N, ponto este de localização do Rio Canarana e de limite municipal Jaru / Nova União. Deste ponto, desce o Rio Canarana até a sua foz no Rio Jaru (limite Jaru / Governador Jorge Teixeira). Em seguida, desce o Rio Jaru até o local definido como ponto inicial.
Antigo registro de Santa Cruz com destaque para o CTA (Centro Técnico Administrativo) e a Cibrazem que haviam sido construídos pelo governo (Foto: Maria Amabile) |
Tópicos abordados no capítulo que destaca o distrito de Santa Cruz da Serra:
- O início do povoado
- A zona urbana
- Hidrografia
- Religiosidade
- O sistema de ensino
- Destaques esportivos
Ao utilizar as informações, favor citar a fonte:
FONTE:
PEREIRA, Elias Gonçalves. A Biografia dos Distritos de Jaru. Priint Impressões Inteligentes: Cacoal, 2022, pp. 41-60.
PARA MAIS DETALHES ADQUIRA O LIVRO “A BIOGRAFIA DOS DISTRITOS DE JARU”. ENTRE EM CONTATO COM O AUTOR:
FACEBOOK: https://www.facebook.com/eliasgpjaru
E-MAIL: eliasgpereira@uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário