sábado, 20 de janeiro de 2024

Escolas de Jaru: José de Souza

 

José de Souza foi pioneiro em Tarilândia
(Foto: Acervo da Família)

José de Souza Silva nasceu no dia 22 de dezembro de 1954 em Teresina (PI). Filho de Manoel Gomes da Silva e Izabel Gomes Silva, ele ainda era criança quando se mudou com os pais para o município de Lago de Pedra no Maranhão. Em seguida, José de Souza migrou para o Estado de Goiás, onde viveu um bom tempo, local onde provavelmente ganhou o apelido pelo qual seria conhecido pelo resto da vida: Zé Goiano.

Após residir durante certo tempo em Goiás, Zé Goiano decide se mudar para uma terra um tanto quanto distante. O destino seria o recém-criado Estado de Rondônia. Ele decide que o lugar deveria ser o município de Jaru, mais precisamente em uma localidade tranquila e distante da movimentada BR 364. Segundo o primo dele, Carlos Simplício de Souza, a vinda para a região jaruense aconteceu no dia 05 de junho de 1986 e Zé Goiano foi morar na região do distrito de Tarilândia, um local à época pacato, mas que gradativamente estava crescendo com o pleno desenvolvimento de sua economia.

Carlos Simplício relata que José de Souza era um bom cidadão, gostava de ajudar o povo, porém era temperamental, pois não aceitava qualquer ato irregular independente do argumento apresentado. “Ele era um político nato, gostava de acompanhar o crescimento do lugar onde escolheu para viver”, revela o primo Carlos Simplício, que relatou ao autor quem foi Zé Goiano.

José de Souza mal sabia assinar o nome, mas isso não o impediu de desenvolver as habilidades necessárias para as atividades diárias. Ele era pecuarista e atuava como produtor rural no distrito de Tarilândia. Zé Goiano se casou em 1979 com Francisca da Silva. Dessa união nasceram dois filhos: Luciane de Souza Silva e Lúcio de Souza Silva. Todos eles ainda residem na mesma localidade juntamente com a mãe e exercem com maestria o ofício que herdaram do patriarca José de Souza Silva.

Zé Goiano provavelmente pagou um preço muito alto por defender as próprias convicções. Ele tinha a política no sangue e viveu em virtude disso. Algumas denúncias que fez contra políticos da época acabou culminando com o seu brutal assassinato no dia 18 de agosto de 2002 e, tempos depois, foi homenageado com o nome dele em uma importante escola pública do distrito de Tarilândia.

 A Escola José de Souza

Frente da escola José de Souza em registro feito  em 14 de novembro de 2014
(Fonte: João Paz Filho)

A Escola José de Souza Silva está localizada à Rua Luzia Lopes n.º 2699 em Tarilândia, distrito do município de Jaru. Ela foi criada em 2003 pelo Decreto n.° 3622/GP/03 no penúltimo ano do primeiro mandato da gestão do prefeito José Amauri dos Santos e teve como foco atender as necessidades da população local que crescia em larga escala. Inicialmente a instituição teve a professora Lucimeire Fernandes Ramos como diretora, sendo auxiliada ainda por uma secretária e uma supervisora.

A Escola José de Souza foi criada em 2003 como uma forma de homenagear um dos
pioneiros de Tarilândia (Foto: Elias Gonçalves)

Durante os primeiros anos de funcionamento a Escola José de Souza contou apenas com o ensino do Pré Escolar a 3.ª Série (hoje, equivalente ao 2º ano do ensino fundamental). Contudo, em virtude da necessidade da população da localidade, a oferta de vagas foi ampliada e em pouco tempo o estabelecimento de ensino já contava com educação do Ensino Infantil ao Fundamental completo (9.º Ano).

Em 2024, a escola atende estudantes do Pré Escolar ao 5.º Ano do ensino fundamental nos períodos matutino e vespertino. A ampliação de vagas só foi possível graças à construção de outras salas e ao transporte escolar oferecido pela Prefeitura de Jaru, por meio da Secretaria Municipal de Educação, atualmente denominada como SEMED. Uma parte dos alunos é residente na zona rural do distrito e necessita de transporte apropriado para chegar até ao local onde a instituição está funcionando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolas de Jaru: EFA Dom Antônio Possamai

Dom Antônio Possamai (Foto: www.iper-amazônia.com.br)        A  Escola Família Agrícola Dom Antônio Posssamai  tem  esse nome em homenagem a...