sábado, 20 de janeiro de 2024

Escolas de Jaru: Elza Maria Fabris

Elza Maria Fabris durante a comemoração de
um aniversário
(Foto: Acervo da Família)

 Elza Maria Fabris nasceu no dia 11 de dezembro de 1946 em Bom Pastor (MG). Filha de Argemiro Moizés de Souza e Maria Busete, ela se formou na Escola Normal e Ginásio na cidade mineira de Dimorés em 1.º de dezembro de 1969, o ano em que o homem oficialmente “pisou” em solo lunar.

A chegada de Elza Fabris à vila de Jaru foi ano de 1970. Ela teve quatro filhos: Luciano da Silva, Noel Gomes da Silva, Andressa Maria Fabris e Geisiany de Souza Fabris. O dia 19 de junho de 1976 pode ser considerado com uma das mais importantes decisões que Elza Maria Fabris fez. Nessa data, ela oficializou a união com o então pecuarista Firmino Fabris.

A professora Elza Maria Fabris teve a primeira atuação na educação de Rondônia na função de diretora da Escola Plácido de Castro, local onde exerceu um papel de suma importância para a melhoria na educação. Nessa ocasião, ela lutou em busca de um melhor espaço físico e interagiu com pais e professores atuando na direção de 1973 a 1984. Em 1986 passou a atuar na Divisão de Apoio ao Educando (DAE), onde também teve uma brilhante atuação até 22 de março de 1990. A partir dessa data passou a responder pelo Departamento de Inspeção Escolar (DIE). Em 1.° de abril daquele ano o órgão passou a ser denominado como Departamento de Inspeção Geral (DIG).

Um acontecimento no Dia Internacional da Mulher em 1993 foi um marco na vida profissional de Elza Fabris. Nessa data ela assumiu a Representação de Ensino da Secretaria de Estado da Educação em Jaru. Ela foi nomeada através da Ordem de Serviço 030/1993. Após a passagem pelo referido cargo, voltou a atuar no Departamento de Inspeção Geral, onde trabalhou até ser aposentada em dia 04 de outubro do ano 2000.

Em 2001,  a professora Elza Maria Fabris sofria de uma doença, sendo necessária a realização de uma cirurgia. Após acontecer os procedimentos cirúrgicos, houve uma “recaída” e o quadro de saúde se tornara irreversível, culminando com o seu falecimento em 18 de março de 2002. Elza Mara Fabris foi uma das pioneiras do município de Jaru e sempre acreditou que a educação fosse o melhor caminho para as transformações necessárias à sociedade.

 A Escola Elza Fabris

Fachada da escola Elza Maria Fabris em 12 de janeiro
de 2014 (Foto: Elias Gonçalves)

A escola Maria Fabris foi criada através da Lei Municipal 742/GP/2004 de 21 de junho do referido ano. O prefeito da época José Amauri dos Santos (PMDB), observando as necessidades da comunidade existente no Bairro Jardim dos Estados decidiu construir uma escola de ensino infantil. A primeira administração da escola foi feita pelas professoras Kelli Paixão da Silva e Maria Cléria Ribeiro de Paula no ano de 2004.

A escola está situada à Rua Ayrton Senna s/n, Bairro Jardim dos Estados. O atendimento é feito no ramo de Ensino Infantil nos turnos matutino e vespertino. Construída em alvenaria, o estabelecimento de ensino possui salas de aula, dependências administrativas, cozinha, pátio coberto, banheiros, um refeitório e atende a inúmeros alunos de segunda a sexta-feira.

Frente da escola Elza Fabris em registro feito 02 de fevereiro de 2020
(Foto: Elias Gonçalves)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolas de Jaru: EFA Dom Antônio Possamai

Dom Antônio Possamai (Foto: www.iper-amazônia.com.br)        A  Escola Família Agrícola Dom Antônio Posssamai  tem  esse nome em homenagem a...