sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Escolas de Jaru: Tânia Barreto

Tânia viveu apenas três anos (Foto: Acervo da Família)

 Tânia Cristina Barreto Pessoa é filha de Edna Barreto Pessoa e nasceu em 12 de março de 1994 no município de Jaru. Seus avós maternos são João Batista Pessoa e Aparecida Barreto Pessoa. Tânia Barreto foi matriculada com 01 ano e meio na creche CEAM II (hoje Tânia Barreto) para que a mãe pudesse trabalhar com mais tranquilidade, já que o trabalho que exercia não era bem remunerado.

Por ironia do destino no dia 04 de junho de 1997, Tânia começou a sentir os primeiros sintomas de hepatite, sendo então encaminhada ao hospital São José existente na cidade de Ariquemes. O tempo passava, mas a menina não apresentava nenhum sinal de melhora. Em 06 de junho de 1997 os médicos responsáveis pelo tratamento decidiram encaminhá-la para Porto Velho em virtude da gravidade do caso, sendo então internada às 20 horas no CEMETRON da Capital do Estado.

A chegada a Porto Velho não trouxe nenhuma melhoria ao quadro clínico de Tânia Barreto. Muito pelo contrário. Em menos de 24 horas (às 05h45 do dia seguinte), Tânia veio a falecer causando muita comoção a familiares e amigos. Em seguida, o médico plantonista Antônio Carlos Rodrigues elaborou o laudo que apresentava as seguintes causas para a morte: hepatite B viral, insuficiência respiratória e edema pulmonar.

A Escola Tânia Barreto

Em 1992, visando atender as demandas da comunidade jaruense, a Prefeitura buscou parceria com a Legião Brasileira de Assistência (LBA), órgão brasileiro fundado em 1942 pela então primeira-dama Darcy Vargas, com o objetivo de ajudar as famílias dos soldados enviados à Segunda Guerra Mundial. Durante o próprio ano de 1992, criou-se em Jaru o Centro Educacional de Assistência ao Menor (CEAM II), instituição para atender crianças de 0 a 3 anos (creche) e de 4 a 6 anos (Pré-Escolar).

Escola Tânia Barreto em registro feito no dia 12 de janeiro de 2014 (Foto: Elias Gonçalves)

A instituição local iniciou-se como extensão da Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social (Semtas) com o nome de Centro de Assistência ao Menor (CEAM II) e teve como primeira diretora Terezinha Massuqueto de Souza. Em 03 de agosto de 2000, através do Decreto 2868/GP/2000, criou-se a Escola Municipal de Educação Infantil Tânia Barreto.

O incentivo para que a instituição recebesse o nome de uma aluna partiu da professora Elaine Maria da Silva Lobo. Na ocasião ela idealizou junto ao então prefeito Ademário Serafim de Andrade (1957-2014) que acatou a ideia do desmembramento da Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social (SEMTAS) e de se homenagear a aluna Tânia Barreto com o nome da instituição.

Instalações da escola Tânia Barreto à época do seu funcionamento no
Setor 01-A de Jaru (Foto: Elias Gonçalves)

Em 09 de maio de 2017, a escola Tânia Barreto passou a funcionar no prédio que anteriormente pertencia à extinta escola Tito Lourenço de Lima no Bairro Setor 01-A, em Jaru. O motivo da mudança foi devido às obras de reconstrução das instalações da escola, situada na esquina das ruas Rio Grande do Norte e Paraná. Porém, no início do ano letivo de 2020, ocorreu outra mudança e a instituição passou a funcionar no prédio da recém-criada escola municipal de educação infantil Maria do Socorro Lopes Soares. Tudo indica que, nas novas instalações, o endereço da escola também será alterado e a frente da instituição passará a ser direcionada para a Avenida Tiradentes, ou seja, diferente do antigo local que era destinado para a Rua Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolas de Jaru: EFA Dom Antônio Possamai

Dom Antônio Possamai (Foto: www.iper-amazônia.com.br)        A  Escola Família Agrícola Dom Antônio Posssamai  tem  esse nome em homenagem a...