segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Prefeitos de Jaru: Leomar José Baratella

Baratella foi foto registrada
em 2012 (Foto: Elias Gonçalves)

Leomar José Baratella nasceu no dia 9 de maio de 1954 em Santa Tereza (ES). Filho do casal Felício Alberto Baratella e Maria Hilda Baratella, logo cedo demonstrou que nasceu para servir. Antes de chegar ao estado de Rondônia ele passou alguns dias em Altamira no Pará, local onde buscava novas oportunidades. Contudo, como não havia encontrado o que almejava, voltou para a sua terra natal e em meados da década de setenta procurou o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Porto Velho com o objetivo de alcançar o que havia planejado.

Ao procurar o Incra na Capital de Rondônia, Baratella recebeu uma resposta positiva e foi encaminhado para a vila de Jaru em 8 de março de 1976. Trabalhar no órgão era um sonho que ele havia conseguido e desde então procurava fazer jus ao cargo que lhe fora atribuído. “Naquela época, a localidade era um projeto do Incra e demonstrava ser um lugar promissor, pois todos os dias chegavam novas famílias de colonos”, revelou Leomar Baratella ao escritor Elias Goçalves. A formação que Baratella teve em Santa Tereza na área de Técnicas Agrícolas (nível médio) lhe ajudou muito na hora de tomar decisões de acordo com as necessidades dos moradores do distrito de Jaru, um local que, segundo ele, desde o princípio, apresentou plenas condições de desenvolvimento.

Leomar José Baratella em foto registrada
no ano de 2006 (Foto: Elias Gonçalves)
Leomar Baratella se casou com Alzira Baratella em 22 de novembro de 1980. Dessa união nasceram três filhos: Renato, Luana e Luciana. O trabalho desenvolvido por Baratella no então distrito fez com que ele conquistasse a simpatia de muita gente. Diante disso, após a emancipação de Jaru, surgiu a oportunidade de disputar a primeira eleição municipal que ocorreu em 15 de novembro de 1982. Baratella revelou que o pleito eleitoral foi um dos mais difíceis que ele participou. 

As regras da eleição permitiram que mais de um candidato do mesmo partido disputasse o pleito. Estiveram na disputa seis candidatos, dois do Partido Democrático Social (PDS), três do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e um do Partido dos Trabalhadores (PT). São eles: Sidney Rodrigues Guerra (PMDB), José Alves do Nascimento (PMDB), Vicente de Souza Ramos (PMDB), Anedino Carvalho (PT), Francisnaldo Bezerra (PDS – candidato apoiado pelo governador Jorge Teixeira) e Leomar José Baratella (PDS). A disputa foi a mais acirrada de todos os tempos em Jaru. Baratella foi eleito com 2544 votos, uma diferença de apenas três votos para o segundo colocado do partido, o funcionário da Companhia de Desenvolvimento de Rondônia (Codaron), Francisnaldo Bezerra.

A diplomação dos candidatos eleitos foi realizada no dia 15 de dezembro de 1982. O evento foi realizado no então Cine San Remo sob a presidência do juiz Roosevelt Queiroz Costa. A posse do prefeito e dos vereadores ocorreu em 1.º de fevereiro de 1983, data da instalação do município de Jaru. Na ocasião, o prefeito nomeado em Cargo de Comissão, Raimundo Nonato da Silva, deixa o cargo e Leomar José Baratella, tendo como vice-prefeito Milton Louzada, assume como primeiro prefeito eleito pelo voto popular. O mandato de Baratella foi concluído em 1989, sendo precedido por Sidney Rodrigues Guerra, o segundo prefeito eleito a assumir o cargo no município.

Baratella relatou algumas obras feitas em Jaru durante o período em que administrou o município. As principais realizações são referentes à área de infra-estrutura como asfalto, aberturas de ruas, dentre outras. Ele destaca também as seguintes construções: Estádio Leal Chapelão, Praça Municipal, Câmara de Vereadores, Prefeitura, Fórum, Hospital Público, além das escolas Plácido de Castro e Raimundo Cantanhêde (hoje CTPM XIII) e cerca de cem estabelecimentos de ensino na área rural. Após concluir o mandato, Baratella disputou por duas vezes a eleição para o cargo de deputado estadual, porém sem lograr êxito.

Leomar José Baratella (de barba) ao lado do Presidente da República, João Figueiredo
e do governador de Rondônia, Jorge Teixeira. Na foto acima, o presidente do Incra em Rondônia,
 Paulo Yokota discursa durante a entrega de 3.700 títulos do Projeto Integrado de Colonização
 Padre Adolpho Rohl em Jaru (Foto: Acervo Pessoal de Leomar José Baratella)

Em toda a história de Jaru, apenas em uma oportunidade o município recebeu a visita da autoridade política mais importante do país: o Presidente da República. E isso aconteceu justamente no mandato de Leomar José Baratella. A visita foi em 26 de julho de 1984 para a entrega de 3.700 títulos definitivos do Projeto Integrado de Colonização (PIC) Padre Adolpho Rohl. O então prefeito Leomar Baratella recepcionou o Presidente João Batista de Oliveira Figueiredo e o presidente do Incra em Rondônia, Paulo Yokota em um evento que marcou positivamente a cidade. Para ver mais fotos da visita do Presidente da República em Jaru clique aqui.

Leomar Baratella retornou ao cenário político jaruense nas eleições municipais que ocorreram no ano 2000. Na oportunidade, ele participa da disputa ao lado de José Amauri dos Santos (Amauri) com o cargo de vice-prefeito. Juntos, vencem com uma expressiva votação o então prefeito Ademário Serafim de Andrade (Dema) que buscava a reeleição. O último cargo de Baratella na esfera municipal foi na função de Chefe de Gabinete durante o mandato do ex-prefeito Ulisses Borges de Oliveira




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escolas de Jaru: EFA Dom Antônio Possamai

Dom Antônio Possamai (Foto: www.iper-amazônia.com.br)        A  Escola Família Agrícola Dom Antônio Posssamai  tem  esse nome em homenagem a...