sábado, 3 de março de 2012

Vivendo Nossa História - Personalidades: Ruth Oliveira



Ruth de Sousa Oliveira nasceu no dia 7 de agosto de 1952 em Resplendor (MG). Filha de Sebastião Procópio de Sousa e Maria Albina Procópio, Ruth viveu até aos dezesseis anos de idade na cidade mineira quando saiu, juntamente com os pais e passou a residir em Campina da Lagoa (PR), local em que se casou com José de Oliveira Sobrinho. Enquanto moravam no Paraná, o casal teve dois filhos e em 1972 a família chegou ao Estado de Rondônia.

O primeiro lugar em que Ruth Oliveira residiu foi no então distrito de Ouro Preto do Oeste. Assim que chegou ao local, Ruth e o esposo receberam um lote doado pelo Incra e ali permaneceu por aproximadamente dez anos. Em 1982, Ruth Oliveira, juntamente com a família, se muda para o município de Jaru. Segundo familiares, naquela época, Jaru possuía apenas algumas casas de madeira, poucas lojas e um “boteco” chamado Casa Gonçalves (que se transformou em um dos maiores supermercados da cidade). Praticamente tudo funcionava às margens do Rio Jaru, no espaço onde hoje existente as Avenidas JK e Beira Rio, além de alguns locais próximos. Após fixar residência em Jaru, o casal teve mais seis filhos, dois morreram, os demais estão vivos e residem no próprio município.

O semblante revelado através das imagens guardadas com muito carinho pela família deixa evidente algumas qualidades de Ruth Oliveira e que os parentes ressaltam com muita satisfação. “Ela era muito alegre, humana, acolhedora e amava a sua profissão”, destacou a filha Edina de Oliveira Figueiredo ao analisar as principais qualidades da mãe. Além disso, “onde quer que Ruth Oliveira estivesse, ela contagiava a todos com seu caráter, carisma e energia”, disse.

Ruth Oliveira exerceu com primazia o seu principal ofício: ajudar ao próximo. Esse trabalho ficou evidente na atuação dela como missionária na Igreja Presbiteriana Renovada por vários anos chegando a fazer a função de uma assistente social em virtude da forma generosa de fazer as coisas. A família de Ruth Oliveira relata que ela gostava de estar sempre envolvida em alguma ação do bem, pois tinha plenas convicções de que fazer isso era um dom que Deus lhe deu.

O campo profissional de Ruth Oliveira foi a área da saúde, especialmente na função de auxiliar de enfermagem. Por aproximadamente 21 anos ela exerceu a profissão no hospital Municipal Sandoval de Araújo Dantas, desde a época em que a unidade hospitalar funcionava onde atualmente existe a Escola Jean Carlos Muniz até quando passou a atender no local onde está. Em virtude do profissionalismo demonstrado ao longo dos anos, Ruth Oliveira atuou também como Diretora do Posto de Saúde Carlos Chagas nos primeiros anos do mandato do ex-prefeito José Amauri dos Santos. Durante os últimos cinco anos de vida, Ruth Oliveira congregou na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, ministério de Madureira, por discordar de alguns usos e costumes que passou a existir na igreja em que ela anteriormente servia a Deus.

Ruth Oliveira faleceu no dia 1.º de abril de 2004 aos 51 anos, vítima de câncer de mama, metástase pulmonar e insuficiência respiratória. Contudo, o seu legado jamais será esquecido em virtude de tudo o que ela fez em vida, não apenas no município de Jaru, mas em todos os locais por onde passou. Com o objetivo de homenageá-la, a Prefeitura de Jaru colocou o seu nome em um posto de saúde existente no Setor 07, visando assim deixar na memória de todos, o exemplo de uma pessoa tão querida pela sociedade jaruense que teve a oportunidade de conhecê-la pessoalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;