sábado, 29 de junho de 2024

Escolas de Jaru: Instituto Federal de Rondônia - IFRO

Professor Sérgio, servidor do IFRO, discursando em Jaru no dia 21 de maio de 2012 durante
a aula inaugural do Polo Avançado do IFRO em Jaru (Foto: Elias Gonçalves)













A história do IFRO – Instituto Federal de Rondônia – em Jaru começou no ano de 2012 com a criação de um Polo Avançado em parceria com a Prefeitura de Jaru, onde eram oferecidos diversos cursos à distância nas áreas de Informática, Finanças e Agente Comunitário de Saúde. O passo seguinte foi pensar em um local em que a instituição pudesse funcionar de forma estruturada e com isso o município pudesse contar com o primeiro estabelecimento de ensino federal.

 Em 02 de dezembro de 2014, a Prefeitura de Jaru, durante a gestão da prefeita Sônia Cordeiro, mediante a aprovação da Câmara Municipal, sancionou a Lei nº 1974/GP/2014, onde o Executivo Municipal estava autorizado a doar ao IFRO um imóvel, onde, à época, funcionava a secretaria municipal de Obras e Meio Ambiente. O terreno era no mesmo lugar em que décadas passadas acontecia as festividades da Exposição Agropecuária de Jaru, a Expoaja.

O terreno doado conta com 49 mil m², tamanho suficiente para que o futuro campus do Instituto Federal de Rondônia tivesse plenas condições de se instalar e construir suas dependências de forma que pudesse atender à classe discente no mesmo padrão de outras localidades do Estado onde o IFRO se faz presente. Após os trâmites necessários no que se refere ao processo de doação, houve uma grande união da classe política para que o município pudesse contar de fato com uma instituição federal de grande porte.

Um dos políticos entusiastas do projeto, o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) colocou emendas federais com valores até então jamais vistos para Jaru. Com isso, as emendas liberadas por meio do parlamentar custearam boa parte das despesas que eram necessárias para colocar em prática as atividades projetadas pela instituição.´

Prédio do IFRO em 28 de outubro de 2024 
(Foto: Elias Gonçalves)

As aulas presenciais no IFRO em Jaru tiveram início em fevereiro de 2017 com os seguintes cursos: Técnico em Segurança do Trabalho (concomitante e subsequente ao ensino médio), Técnico em Comércio (concomitante ao ensino médio), além de Técnico em Finanças e Técnico em Cooperativismo. A inauguração da primeira etapa das instalações ocorreu em maio de 2017, com a presença do então Ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho e possibilitou que o então Campus Avançado se transformasse em Campus Jaru, garantindo assim um grande progresso na instituição no que tange não apenas à sua estrutura física, mas ao apoio logístico do governo federal com equipamentos, bem como no quantitativo de servidores.

Jaru e Região estão em um local onde a produção rural se destaca em vários sentidos. Pensando em oportunizar aos munícipes uma formação onde há público para se atuar, o Instituto Federal de Rondônia lançou com grande sucesso em outubro de 2018 o Edital para o processo de seleção dos acadêmicos de Medicina Veterinária, cuja duração é de cinco anos. As aulas da primeira turma foram iniciadas no primeiro semestre de 2019 e representaram um marco na história contemporânea local, sendo o primeiro curso superior presencial oferecido gratuitamente à população.

Em março de 2023, a Prefeitura de Jaru anunciou a aquisição de um lote rural para a implantação de uma fazenda experimental destinada às atividades dos cursos Medicina Veterinária e Zootecnia. Com isso, o campus do IFRO Jaru terá plenas condições de possibilitar à classe discente aulas mais dinâmicas e diversificadas, visando, dessa maneira, formar alunos e acadêmicos devidamente capacitados para desenvolver as suas habilidades de forma mais eficiente.

Outro projeto que marca a história do campus IFRO Jaru é a “Escola do Chocolate”. Conforme afirma a instituição,  “o projeto surge a partir de parcerias institucionais firmadas inicialmente entre o Campus Jaru e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RO), no ano de 2021, para o desenvolvimento de ações em prol do Projeto Cacau Sustentável de Rondônia, que é coordenado pela gerência local do Sebrae em Jaru e conta com outros parceiros como: Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), entre outros parceiros”.

Ainda sobre o assunto, conforma declara o IFRO, um dos grandes focos do projeto Escola do Chocolate “é valorizar e impulsionar a agricultura familiar, oportunizando novas formas de renda e a venda de produtos de maior qualidade. Para isso, em 2023 foram direcionados 5 milhões de reais via emenda parlamentar do Senador Confúcio Moura. Para 2024, estão programados mais 5 milhões para continuidade e expansão do projeto, também via emenda do senador. “Ainda existe o planejamento de liberação por parte do senador de um valor aproximado de 10 milhões, em um prazo de três anos, para que se chegue a 2.100.000 (dois milhões e cem) mudas doadas aos produtores rurais (cacauicultores) do estado de Rondônia”.

Em 2024, o campus do IFRO em Jaru oferece os seguintes cursos: Técnico em Agronegócio (subsequente ao ensino médio), Técnico em Alimentos (integrado ao ensino médio), Técnico em Comércio (integrado e subsequente), Zootecnia (nível médio), Técnico em Segurança do Trabalho (subsequente), além de Bacharelado (nível superior) em Medicina Veterinária, Tecnologia em Gestão Pública (EaD) e em Gestão Comercial (EaD).

 Referências:

INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA. Campus Avançado Jaru inicia atividades em sede própria. Disponível em: <https://portal.ifro.edu.br/ultimas-noticias/2171-campus-avancado-jaru-inicia-atividades-em-sede-propria>. Acesso em: 13. Jun. 2024.

________________________. Campus Jaru realiza lançamento de curso técnico em zootecnia. Disponível em: <https://portal.ifro.edu.br/ultimas-noticias/11468-campus-jaru-realiza-lancamento-de-curso-tecnico-em-zootecnia>. Acesso em: 28. Jun. 2024.

___________________________. Conheça o Projeto Escola do Chocolate desenvolvido pelo IFRO Campus Jaru. Disponível em: <https://portal.ifro.edu.br/ultimas-noticias/14755-do-cultivo-ao-processamento-do-cacau-conheca-o-projeto-escola-do-chocolate-desenvolvido-pelo-ifro-campus-jaru>. Acesso em: 18. Jun. 2024.

________________________. Curso Técnico em Zootecnia do Campus Jaru contribuirá com o desenvolvimento regional. Disponível em: <https://portal.ifro.edu.br/ultimas-noticias/11481-curso-tecnico-em-zootecnia-do-campus-jaru-contribuira-com-desenvolvimento-regional>. Acesso em: 28 Jun. 2024.

_______________________________. Cursos Jaru. Disponível em: <https://portal.ifro.edu.br/jaru/cursos>. Acesso em: 13. Jun. 2024.

______________________________. Ministro da Educação inaugura primeira etapa da unidade do IFRO em Jaru. Disponível em: https://portal.ifro.edu.br/ultimas-noticias/2709-ministro-da-educacao-inaugura-primeira-etada-da-unidade-do-ifro-em-jaru>. Acesso em: 13. Jun. 2024.

JARU ONLINE. Ministro da Educação em Jaru lança obra de Clínica Veterinária do IFRO com recursos do deputado Lúcio Mosquini. Disponível em: https://jaruonline.com.br/ministro-da-educacao-em-jaru-lanca-obra-da-clinica-veterinaria-do-ifro-com-recursos-do-deputado-federal-lucio-mosquini/>. Acesso em 14. Jun. 2024.

___________________________. Realidade! Processo seletivo para curso de Medicina Veterinária no IFRO Jaru está aberto. Disponível em: <https://jaruonline.com.br/realidade-processo-seletivo-para-curso-de-medicina-veterinaria-no-ifro-jaru-esta-aberto/>. Acesso em: 18. Jun. 2024.

___________________________. Jaru: Construção da Clínica Veterinária do IFRO segue em ritmo acelerado. Disponível em: <https://jaruonline.com.br/jaru-construcao-da-clinica-veterinaria-do-ifro-segue-em-ritmo-acelerado/>. Acesso em: 18. Jun. 2024.

NEWS RONDÔNIA. Prefeito de Jaru anuncia aquisição de um lote rural para a implantação da fazenda experimental do IFRO. Disponível em: <https://newsrondonia.com.br/noticias/2023/03/13/prefeito-de-jaru-anuncia-a-aquisicao-de-um-lote-rural-para-a-implantacao-da-fazenda-experimental-do-ifro/>. Acesso em: 13. Jun. 2024.

PREFEITURA DE JARU. Lei nº 1974/GP/2014. Disponível em: <https://transparencia.jaru.ro.gov.br/transparencia/aplicacoes/publicacao/download.php?id_doc=002078&extencao=PDF>. Acesso em: 13. Jun. 2024.

RONDONIAGORA. IFRO de Jaru poderá sair do papel, garante deputado Lúcio Mosquini. Disponível em: <https://www.rondoniagora.com/geral/ifro-de-jaru-podera-sair-do-papel-garante-deputado-lucio-mosquini>. Acesso em: 13. Jun. 2024.

TUDO RONDÔNIA. Jaru terá hospital veterinário público do IFRO com recursos do deputado Mosquini. Disponível em: <https://www.tudorondonia.com/noticias/jaru-tera-hospital-veterinario-publico-do-ifro-com-recursos-do-deputado-mosquini,55331.shtml>. Acesso em: 18. Jun. 2024.

Escolas de Jaru: Escola Adventista

Frente da escola Adventista de Jaru em 29 de junho de 2024 (Foto: Elias Gonçalves)


 A história da Escola Adventista em Jaru começou no ano 2000 com a participação de diversas pessoas que foram decisivas na implantação da instituição no município. Israel da Silva Mariano, Sérgio Lafuente e Liberato, além da professora Viviane Oliveira de Araújo – que, em 2024, trabalha na escola desde a fundação – estão entre as pessoas que influenciaram para que se tornasse realidade a presença do estabelecimento de ensino na cidade.

Frente da escola Adventista em 13 de abril de 2013
Foto: Elias Gonçalves

Entretanto, o funcionamento da escola no endereço onde a mesma está localizada – Rua Plácido de Castro, esquina com a Paraná – teve também a participação decisiva de Daniel da Silva Graça, então vereador pelo PDT, eleito em 1996 com 321 votos. À época da implantação, no ano 2000, Daniel da Graça foi um dos mentores do projeto que culminou com a doação de parte do terreno que antes pertencia à escola Plácido de Castro para a implantação da escola Adventista. O então parlamentar fez uma indicação ao Executivo Municipal que providenciou os trâmites necessários junto ao Governo do Estado. Vale ressaltar que antes de funcionar no local citado, a instituição chegou a realizar algumas atividades em um prédio localizado à Avenida Tiradentes (próximo à Dom Pedro I), mas foi por pouco tempo.

Parte interna do terreno onde a escola foi construída antes
de concluir as instalações (Foto: Arquivo Escola Adventista)

A escola Adventista de Jaru atende ao ensino infantil (Creche e Pré-Escolar I e II) e aos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Sua fundação ocorreu no ano 2000 e o reconhecimento como estabelecimento educacional foi concretizado dois anos depois.  O padrão de ensino é reconhecido por sua excelência, sendo fundamentado em princípios bíblicos-cristãos. Conforme consta em sua didática, o estabelecimento de ensino enfatiza o processo educativo de forma integral e incentiva a interação entre a teoria e a prática, o pensar e o fazer, a razão e a emoção, o individual e o coletivo, a causa e o efeito, além de entender que tanto os educadores como os educandos podem ensinar e aprender.

Foto antiga que registra uma turma na
frente da escola (Foto: Arquivo Escola Adventista)

Presente em mais de 165 países, a instituição é representada por 8.539 instituições da educação infantil ao ensino superior, com aproximadamente 107 mil professores comprometidos na formação de aproximadamente dois milhões de alunos. Dentre estes países, está o Brasil, que tem aproximadamente 512 unidades, com 225 mil alunos em todas as regiões do Brasil. 

Em Rondônia, a escola Adventista conta, no ano de 2024, com 08 unidades em sete municípios, sendo: 01 em Vilhena, 02 em Ji-Paraná, 01 em Ouro Preto do Oeste, 01 em Ariquemes, 01 em Mirante da Serra, 01 em Porto Velho e 01 em Jaru.

A primeira escola da Igreja Adventista do 7º Dia (IASD) foi organizada em 1872, em Battle Creek, Michigan (Estados Unidos) e foi denominada como Battle Creek College – Colégio de Battle Creek, em tradução livre. A fundação aconteceu graças ao empenho dos pioneiros da igreja Adventista, ou seja, a escola não tem um dono, mas uma organização. John e Augusta Boehm foram os primeiros pioneiros da instituição, que desde o século XIX vem contribuindo com a formação de inúmeros alunos e também professores já que atua em diversas áreas do campo educacional.

A jornada construída pela igreja Adventista, que inclui a implantação de milhares de escolas pelo mundo afora, se transformou em uma produção cinematográfica que recebeu o nome “Como Tudo Começou”. Confira o filme abaixo: 

Escolas de Jaru: Cooped

Prédio da Cooped em 26 de janeiro de 2006  (Foto: Elias Gonçalves) A Cooperativa de Profissionais em Educação – Cooped – iniciou as suas ati...