segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Vivendo Nossa História: Gabriel Balmant


Gabriel Balmant (2004-2009)
Gabriel Balmant Neves nasceu em Porto Velho (RO) no dia 07 de março de 2004. Filho de Daniela Célia Neves e Alex Balmant, ele morreu em Jaru aos cinco anos de idade no dia 10 de dezembro de 2009 com suspeita de dengue hemorrágica.


Gabriel contraiu a doença no início dezembro de 2009 e vinha recebendo os devidos cuidados, porém arruinou na madrugada de quinta-feira (10/12/2009) e foi internado no hospital São Camilo, em Jaru, onde foi constatada a gravidade do seu estado de saúde e encaminhado para o Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), em Porto Velho, e posteriormente para a UTI do João Paulo II, onde veio a óbito por volta das 12 horas do mesmo dia.

Na época a Prefeitura de Jaru já havia decretado Estado de Emergência por 120 dias – Decreto nº 6.059/GP/2009 baixado no dia 04 de dezembro daquele ano por vários problemas pelos quais tinha passado o município com casos de dengue neurológica, suspeita de dengue hemorrágica e outros, tendo morrido pelo menos cinco pessoas com sintomas da doença e outras que estavam com problemas em função do vírus que estava desafiando as autoridades sanitárias.

Gabriel (ao centro) e os pais Daniela e Alex
Gabriel estudou na Escola Municipal Pato Donald e em seguida na Escola Kolping e acabara de conquistar o diploma do pré-escolar, que exibia com orgulho a quem ia visitar a família. Gabriel era uma criança risonha e muito inteligente por isto mesmo cativava a todos que dele se aproximavam. Ele foi adotado já que os pais não podiam ter filhos. Após sua morte os pais buscaram tratamento e através de processo de inseminação artificial conhecido como “Fertilização in Vitro”, ou “Bebê de Proveta” como é popularmente conhecido. Dois anos depois, Daniela engravidou e eles conseguiram gerar um filho, Enzo Balmant Neves, segundo a família um presente de Deus na vida dos pais.

 A Escola Gabriel Balmant Neves

A Escola Municipal de Educação Infantil Gabriel Balmant Neves foi criada através da Lei Municipal n.º 1496/GP/2011, de 29 de março de 2011. O nome de Gabriel Balmant para designação da creche do Setor 06 (Bairro Jardim Eldorado) veio da indicação do então vereador de Jaru, Mirley Emanoel dos Santos que, por entender a importância do ex-aluno da Escola Pato Donald, propôs o nome do mesmo para a nova instituição. A justificativa foi embasada na curta história do menino alegre que encantou a cidade e morreu de forma tão trágica.

O projeto de construção da creche foi feito tendo cerca de 300 m² de área construída, com três salas de atividades, berçário infantil, sala de administração, refeitório, cozinha, lavanderia, sala de amamentação, área de recreação e banheiros. A construção da nova escola teve como meta a garantia de vagas na educação infantil próximo a muitas residências do bairro, encurtando assim a distância entre o local em que várias famílias vivem e a instituição escolar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;