terça-feira, 22 de novembro de 2011

Vivendo Nossa História: Zenir Carvalho


Zenir Carvalho era uma profissional dedicada


Zenir Carvalho e o esposo

Zenir Carvalho (ao centro) em uma festa de casamento

Zenir Carvalho














Zenir Carvalho dos Santos nasceu em 29 de novembro de 1934 no município de Dourados, no Mato Grosso do Sul. Filha do casal Geraldo Alves dos Santos e Izaura Alves dos Santos viveu toda a infância na cidade sul-matogrossense. Aos 15 anos começou a lecionar em uma colônia japonesa e em seguida passou por outras localidades. Morou em várias cidades até fixar residência em Rondônia, onde ficou viúva e se casou outras três vezes.



Segundo informações prestadas por uma de suas filhas, identificada como Merci, Zenir Carvalho era muito religiosa e sempre respeitava a igreja e as pessoas mais velhas. Também tinha muito medo de acontecer a terceira guerra mundial, uma vez que viveu na época da segunda guerra e ficou sabendo das tragédias que ocorreram. Ela amava as crianças e ficava brava quando presenciava – ou tinha notícia de - alguém maltratando algum menor. Adorava os seus netos Diogo e Diene. Teve muitas dificuldades para criar os filhos, mas, conforme relatam familiares, sempre foi uma esposa exemplar e honesta. “Zenir não gostava de fazer dívidas e procurava fazer as coisas certas”, declara Merci.



Zenir Carvalho tinha muitos sonhos e gostava de se envolver em algo positivo. Estava sempre fazendo cursos e queria aprender a tocar órgão, instrumento musical que tinha uma grande admiração. Outro sonho, talvez o principal, era colocar um Jardim de Infância (hoje conhecido como Pré-Escolar) e queria ter para si todos os desenhos relacionados a crianças. Um fato inusitado a respeito da alimentação de Zenir é que ela gostava de misturar melancia com a comida tradicional. Zenir sempre agiu de forma simples e a palavra “extravagância” não fazia de seu vocabulário tanto na teoria quanto na prática.



Um dos ideais almejados por Zenir Carvalho era fazer um curso superior e vencer na vida. Disposição para tais feitos não faltava, mas o trabalho estava cansativo. Ela conheceu a educação por vários ângulos: lecionou na Linha 612 e em seguida veio para a zona urbana do município, sendo lotada à época na Escola Estadual Plácido de Castro. Nesse período não havia merendeira na instituição e Zenir teve que exercer algumas vezes uma função dupla na escola, pois auxiliou na preparação da merenda escolar. Zenir trabalhou também na Escola Raimundo Cantanhêde e Jean Carlos Muniz. Mesmo com dificuldades, sempre cumpriu os compromissos assumidos nos locais por onde passou.



Zenir Carvalho dos Santos faleceu em 11 de novembro de 1997. A família relata que só ficaram boas recordações. “Lindas lembranças de uma pessoa que nasceu, cresceu e sofreu muito para vencer as aflições e dores da vida terrena. Mas viveu feliz e está em paz com Jesus”, conclui a filha Merci.


A Escola Zenir Carvalho


A Escola Municipal de Educação Infantil, Professora Zenir Carvalho obteve autorização de funcionamento para atender crianças de zero a seis anos de idade no ano 2000. O Decreto que autorizou a instituição a funcionar é o n.º 2935/GP/00, datado de 16 de novembro. O estabelecimento de ensino está localizado à Rua Goiás s/n, Setor 07, esquina com a Raimundo Barreto.


A criação da Escola Zenir Carvalho veio ao encontro às necessidades da comunidade onde a mesma está inserida. Muitos pais que residem no bairro trabalhavam no período diurno e a instituição funciona como um local adequado onde as crianças recebem afeto, carinho e, principalmente a base para a formação educacional que terá influência nas próximas etapas da educação. A escola atende crianças entre a faixa etária de quatro meses a cinco anos de idade.



Segundo a direção, a escola propõe o fazer pedagógico de acordo com o que preconiza a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96 e os Parâmetros Curriculares para a Educação Infantil. Conforme acredita a instituição, a educação deve ter como finalidade o desenvolvimento integral da criança nos aspectos físicos, psicológico, afetivo, social e motor, visando um ensino de qualidade. A Escola Zenir Carvalho acredita que a parceria com a comunidade escolar é de suma importância para a concretização do saber.


A instituição teve grandes mudanças desse a sua inauguração, tanto no aspecto físico quanto na parte pedagógica. Houve uma verdadeira revolução educacional, pois a escola trouxe a família para dentro de seu ambiente e mostrou aos pais a importância de cada um deles na formação cidadã dos filhos desde os primeiros anos de vida. Mas as transformações não ficaram apenas nessa área. Houve a montagem de uma brinquedoteca, construção de um parque recreativo com ampla cobertura, quadra de areia, jardim e uma horta para ajudar a enriquecer a merenda escolar.


A Escola Zenir Carvalho tem a perspectiva de formar cidadãos para uma vida mais digna, consciente de seus direitos e deveres, atuantes, ativos e críticos na sociedade. Além de ter como objetivos o desenvolvimento de tais habilidades, a escola contribui para que os alunos tenham princípios morais, éticos e religiosos e se consolidem com um forte compromisso social, político e educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;