terça-feira, 22 de novembro de 2011

Vivendo Nossa História: Maria da Conceição


Maria da Conceição dos Santos nasceu no dia 08 de dezembro de 1959 em Itabira (MG). Filha de Antônio Leocádio dos Santos e Maria Adriana, desde pequena demonstrou sua generosidade perante as demais pessoas. Ela chegou ao município de Jaru no ano de 1987 e logo de início demonstrou aptidão para uma missão sublime: ser educadora. Maria da Conceição trabalhou inicialmente em uma escola da Linha 617, depois na antiga escola Fofolândia em Jaru, na Linha 628 e em seguida no distrito de Santa Cruz da Serra, localizado à Linha 630. Ela se formou no curso de Magistério (antigo Ensino Médio para formação de professores das Séries Iniciais) e se especializou também na função de cabeleireira.

Maria da Conceição se casou em 1991 com Gilson Souza Concolato. Dessa união, nasceram duas filhas: Adriane dos Santos Concolato e Amanda dos Santos Concolato. As duas residem no distrito de Santa Cruz, último local de estadia da mãe. Segundo elas, Maria da Conceição dos Santos era generosa, amiga e espontânea, qualidades que, certa forma, refletem na vida social de toda a família.


A importância de Maria da Conceição dos Santos é algo reconhecido por muitos, mas aqueles que nunca trabalharam na esfera pública talvez não conheçam a tamanha generosidade que ela possuía.  No ano 2000, durante a demissão de cerca de dez mil servidores pelo Governo do Estado, mesmo não sendo incluída nesse triste quadro, ela estava sempre na luta com os milhares de demitidos. Ela residia em Santa Cruz da Serra, mas mesmo assim comparecia às assembléias organizadas pelo sindicato na sede do município de Jaru e sempre tinha uma palavra de conforto para transmitir aos funcionários que depois de muitos anos trabalhando, estavam desempregados.

Maria da Conceição faleceu no dia 24 de janeiro de 2000. A causa da morte foi um acidente ocorrido na BR 364 quando ela retornava para a sua residência. O choque foi tamanho. Algumas pessoas demoraram acreditar que infelizmente uma das mais importantes educadoras tinha partido para a outra vida.  Em virtude de tudo o que fizera enquanto viveu, Maria da Conceição dos Santos recebeu como homenagem póstuma o nome de uma importante escola de Educação Infantil que acabara de ser construída no Setor 04.
Maria da Conceição com seus alunos


A Escola Maria da Conceição

A Escola de Educação Infantil Professora Maria da Conceição dos Santos, situada à Rua Minas Gerais, n.º 1640 e foi criada no ano de 2000. A instituição obteve autorização para funcionar através do Parecer 023/02 e Resolução 030/02 do Conselho Estadual de Educação de Rondônia.

O estabelecimento de ensino tem como instituição mantenedora a Associação Clube de Mães dos Setores 04 e 07, entidade criada em 1987. Os alunos que ali estudam não pagam mensalidades, pois todos os funcionários que trabalham no local, bem como os materiais necessários para o pleno funcionamento da escola, são fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação de Jaru, através de convênio firmado entre a Prefeitura e a instituição, considerada como filantrópica.

A instituição atende crianças de três a cinco anos oportunizando-lhes educação e formação cidadã de forma adequada para a faixa etária em que pertencem. O aprendizado oferecido tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;