quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Vivendo Nossa História: José de Souza


J
osé de Souza Silva nasceu no dia 22 de dezembro de 1954 em Teresina (PI). Filho de Manoel Gomes da Silva e Izabel Gomes Silva, ele ainda era criança quando se mudou com os pais para o município de Lago de Pedra no Maranhão. Em seguida, José de Souza migrou para o Estado de Goiás, onde viveu um bom tempo, local onde provavelmente ganhou o apelido pelo qual seria conhecido pelo resto da vida: Zé Goiano.

Após residir durante certo tempo em Goiás, Zé Goiano decide se mudar para uma terra um tanto quanto distante. O destino seria o recém-criado Estado de Rondônia. Ele decide que o lugar deveria ser o município de Jaru, mais precisamente em uma localidade tranqüila e distante da movimentada BR 364. Segundo o primo dele, Carlos Simplício de Souza, a vinda para a região jaruense aconteceu no dia 05 de junho de 1986 e Zé Goiano foi morar na região do distrito de Tarilândia, um local à época pacato, mas que gradativamente estava crescendo com o pleno desenvolvimento de sua economia.

Carlos Simplício relata que José de Souza era um bom cidadão, gostava de ajudar o povo, porém era temperamental, pois não aceitava qualquer ato irregular independente do argumento apresentado. “Ele era um político nato, gostava de acompanhar o crescimento do lugar onde escolheu para viver”, revela o primo Carlos Simplício, que relatou ao autor quem foi Zé Goiano.

José de Souza mal sabia assinar o nome e era praticamente semi-analfabeto. Mas isso não impediu que ele desenvolvesse as habilidades necessárias para as atividades diárias. Ele era pecuarista e atuava como produtor rural no distrito de Tarilândia. Zé Goiano se casou em 1979 com Francisca da Silva. Dessa união nasceram dois filhos: Luciane de Souza Silva e Lúcio de Souza Silva. Todos eles ainda residem na mesma localidade juntamente com a mãe e exercem com maestria o ofício que herdaram do patriarca José de Souza Silva.

Zé Goiano provavelmente pagou um preço muito alto pelo caráter que possuía. Ele tinha a política no sangue e não tolerava nenhum tipo de ato que possa estar ligado com a corrupção. Em virtude de algumas denúncias que fez, ele foi brutalmente assassinato no dia 18 de agosto de 2002 e tempos depois foi homenageado com o nome dele em uma importante escola pública do distrito de Tarilândia.

A Escola José de Souza

A Escola José de Souza Silva está localizada à Rua Luzia Lopes n.º 2699 em Tarilândia, distrito do município de Jaru. Ela foi criada em 2003 pelo Decreto n.° 3622/GP/03 para atender as necessidades da população local que crescia. Inicialmente a instituição teve a professora Lucimeire Fernandes Ramos como diretora, sendo auxiliada ainda por uma secretária e uma supervisora.

Durante os primeiros anos de funcionamento a Escola José de Souza contou apenas com o ensino do Pré Escolar a 3.ª Série. Contudo, em virtude da necessidade da população da localidade, a oferta de vagas foi ampliada e em pouco tempo o estabelecimento de ensino já contava com educação do Ensino Infantil ao Fundamental completo (9.º Ano).

A escola atende estudantes do Pré Escolar ao 9.º Ano na modalidade regular, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA) somando mais de seiscentos alunos em seu quadro discente divididos entre os períodos matutino, vespertino e noturno. A ampliação de vagas só foi possível graças à construção de outras salas e ao transporte escolar oferecido pela Prefeitura de Jaru, por meio da Secretaria Municipal de Educação. A maioria dos alunos é residente na zona rural do distrito e necessitam de transporte apropriado para chegar até o local onde a instituição está funcionando. O estabelecimento de ensino adota a gestão participativa considerando o Plano de Ação de cada suporte educacional oferecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;