terça-feira, 22 de novembro de 2011

Vivendo Nossa História: Menézio de Victo


Menézio de Victo nasceu no dia 09 de dezembro de 1923 em Araraquara (SP). Filho dos agricultores Salvador de Victo e Luzia Tolino, mudou-se ainda criança para um sítio localizado na cidade paulista de Ourinhos, onde serviu o Exército por um ano. Em 1944 causou-se com Armênia Rodrigues de Victo. O casal teve 06 filhos, sendo quatro homens e duas mulheres. Os únicos que ainda residem em Jaru são Izabel de Victo, Salvador de Victo e João de Victo.

Menézio foi agricultor e sempre soube lidar com a terra, local onde conquistou tudo o que construiu. Gostava de se reunir com a família. Honesto, honrava seus compromissos e trabalhar era seu lema. Foi um dos fundadores do Bairro Jardim dos Estados e doador do terreno onde, mais tarde se construiria uma escola com o nome dele.

Um dos fatos marcantes da vida de Menézio foi sair do interior do Paraná, onde já tinha uma vida estável e vir junto com seus filhos para Rondônia em busca de oportunidades e crescimento à família. Menézio de Victo chegou ao município de Jaru no fim da década de oitenta. Residindo no município, ele teve a oportunidade, após 15 anos, de reencontrar seu irmão José de Victo, fato que o marcou imensamente.


Menézio de Victo morou 20 anos na cidade de Jaru. Durante esse período ele sempre procurou agir da melhor forma possível e, conforme relata a neta dele, Scheila de Victo, a calma era uma de suas principais virtudes. Menézio faleceu no dia 16 de agosto de 1998 com 74 anos de idade, após sofrer uma parada cardíaca. Informações revelam que ele também era portador da doença de chagas.

A Escola Menézio de Victo

A Escola Menézio de Victo está situada à Rua Jean Carlos Muniz, s/nº, no Bairro Jardim dos Estados e foi criada pelo Decreto 2624/GP/99 de 20 de maio de 1999. A instituição está em terreno murado, sendo esta construída em alvenaria, forrada, coberta com telhas de amianto e tem várias salas de aula, 01 sala dos professores, 01 sala de direção, 1 sala da secretaria, 1 sala de recurso, 1 sala de laboratório, 1 biblioteca, 1 sala de orientação, 1 sala de supervisão, 01 cozinha, 02 dispensa, 05 banheiros sendo 01 dos professores e 04 dos alunos. A escola possui o regimento interno, onde as atribuições de cada setor encontram-se claramente definidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;